A Santander Asset Management (SAM) lançou o Santander Prosperity Fund, o seu primeiro fundo com objetivos de investimento social, “classificado como artigo 9.º no âmbito do Regulamento de Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade dos Serviços Financeiros”, diz o grupo em comunicado.
A Santander Asset Management é assim a primeira gestora de fundos que se alia à (RED) – a ONG (organização não governamental) co-fundada por Bono e Bobby Shriver em 2006
O fundo doará 15% da sua comissão de gestão para combater a SIDA e assegurar que algumas doenças possam ser prevenidas e tratadas em todo o mundo, revela o Santander.
O produto será comercializado em Espanha, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Chile e nos centros nos quais opera o Santander Private Banking Internacional. “Numa fase posterior, será lançado no Brasil, México e Polónia”, diz a instituição.
“Constituído em colaboração com a (RED), o fundo investirá em ações globais com um enfoque multitemático, através de empresas inovadoras que, com os seus produtos e serviços, enfrentam os grandes desafios da nossa sociedade, com especial foco em três temáticas: Saúde e Bem-estar, Alimentação e Nutrição, Educação e Inclusão financeira”, segundo o comunicado.
As empresas nas quais estiver investida a carteira do fundo devem obter, pelo menos, 30% das suas receitas em atividades ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados pelas Nações Unidas em 2015, “contribuindo assim de forma relevante para resolver os grandes desafios sociais”.