[weglot_switcher]

Santander pondera um aumento de capital de 5 milhões com olho no Popular

A venda de ações só acontecerá se o Santander avançar para a compra do Banco Popular, diz a Bloomberg. O banco quererá um aumento de capital que compense o consumo na compra do rival, mas de dimensão suficiente que ainda lhe dê uma folga depois da compra.
7 Junho 2017, 00h36

O Santander equaciona vir a aumentar o seu capital em mais de cinco mil milhões de euros para financiar a compra do Banco Popular em Espanha, através da emissão de novas ações, avança a Bloomberg.

A agência diz que o Banco liderado por Ana Botín tem se reunido com advisers financeiros (bancos de investimento) para auscultar a disponibilidade para tomarem firme um aumento de capital, se precisarem de capital para avançar para a compra do concorrente mais pequeno que está claramente com dificuldades financeiras.

O banco quererá um aumento de capital que compense o consumo na compra do rival, mas de dimensão suficiente que ainda lhe dê uma folga depois da compra, segundo a Bloomberg.

Nenhuma decisão final foi todavia tomada sobre a oferta potencial e sobre como seria financiada, e uma venda de ações só acontecerá se o Santander decidir avançar para uma proposta, diz a agência que cita fontes relacionadas com o assunto. O JP Morgan é o banco que está a liderar a operação de venda do Popular e terá pedido propostas até 10 de junho, diz a imprensa local.

O Banco Popular está a ficar sem tempo para restaurar o seu balanço, maltratado por empréstimos imobiliários problemáticos que estão a corroer o capital.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.