[weglot_switcher]

São mais de 40 os autores convidados para o Festival de Banda Desenhada de Beja

O Festival internacional de BD de Beja chega nesta edição à maioridade: 18 edições é motivo de celebração, quer dos “quadradinhos”, quer da vitalidade desta mostra que convoca autores, nacionais e internacionais, de diversas gerações.
5 Junho 2023, 14h40

A Bedeteca de Beja – Casa da Cultura acolhe as exposições que integram a 18ª edição do Festival internacional de BD de Beja, a decorrer até dia 18 de junho. Oportunidade para ver a “olho vivo” originais e desenhos de várias obras recentemente publicadas em Portugal. Para completar o quadro, estarão presentes alguns das mais de quatro dezenas de autores convidados, como o autor espanhol Rúben Pellejero que, com Juan Diaz Canales, tem dado continuidade às aventuras de Corto Maltese, assim como a portuguesa Joana Estrela, autora das BD “Pardalita” e “Miau!”.

À laia de homenagem, está prevista uma exposição dedicada a José Ruy, que morreu em novembro passado, intitulada “Lendas japonesas”, e também um “adeus especial” ao autor francês Zazim, que desenhou a BD “Pele de Homem”, com Hubert Boulard.

A obra de Patrícia Costa, André Pereira, Carlos Páscoa e João Sequeira também pode ser vista na Casa da Cultura, a par de nomes internacionais como os espanhóis Anabel Colazo e Rúben Pellejero, os brasileiros Paulo Borges e Ricardo Leite, o coletivo Toupeira – que faz pontes entre o Brasil, Inglaterra e Portugal –, lado a lado com desenhos do também brasileiro Maurício de Sousa, da “Turma da Mónica”, e do belga Hermann, da série “Duke”.

Ponto de encontro de editores, livreiros, autores e leitores, o festival de Beja vai dar continuidade à tradição, i.e., a lançamentos e apresentações editoriais, com destaque para Área”, de Diniz Conefrey, “Em busca do Tintin perdido”, de Ricardo Leite, “Como flutuam as pedras”, de Pedro Moura e João Sequeira, e “Lendas Japonesas”, de José Ruy. Isto sem esquecer as fanzines, que aqui também irão brilhar, entre elas “Bibliografia da Banda Desenhada de Ficção Especulativa Portuguesa”, de Marco Fraga da Silva.

Outra das tradições incontornáveis do Festival internacional de BD de Beja são os concertos desenhados, que, desta vez, vão levar ao palco Seleta Gungunhana, Nuno Thrasher, Andrew e Jojo Smith, João Melgueira e João Sequeira, sem esquecer a maratona de 12 horas de desenho agendada para dia 10 de junho. Além disso, não podia faltar o já habitual Mercado do Livro, onde estão representados mais de 60 editores, bem como oficinas, sessões de autógrafos e visitas guiadas às exposições.

O Festival de BD de Beja é organizado pela Câmara Municipal. Pode consultar abaixo a programação e também aqui, no site oficial do festival, a decorrer até dia 18 de junho.

PROGRAMA:

De segunda a sexta-feira, há visitas guiadas às exposições, por marcação para o telefone 284313310.

Sexta-feira, 09 de junho

CINEMA E BD

21H30, na Bedeteca

*

Sábado, 10 de junho

Maratona – 12 horas a desenhar

Das 12h00 às 24h00

*

Domingo, 11 de junho

A partir das 17h00

Dois Dedos de Conversa – Alô Brasil! Francisco Ucha (Live de Quadrinhos) com João Marques e Paulo Monteiro.

*

Visitas guiadas & oficinas:

Quarta-feira, 14 de junho

Tertúlia BD de Beja

21h30, na Dona Tengarrinha.

*

Sexta-feira, 16 de junho

CINEMA E BD

21H30, na Bedeteca

*

Sábado, 17de junho

Das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30

Oficina “O grande Bazar das técnicas (ou como aprendi quase tudo num só dia)”, com Alain Corbel. Auarela, guache, neocolor (sem ou com tinta da china), lápis de cor, caneta de filtro, bic, colagem, mixed-media, etc. Inscrições limitadas a 18 participantes. Inscrição: 10 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.