[weglot_switcher]

São Martinho: sítios para comer castanhas e beber vinho

Como um bom português costuma dizer no dia de São Martinho “comem-se as castanhas e prova-se o vinho”. Para quem não abdica da tradição popular, a Momondo apresenta os locais ideais para aproveitar a festa do Magusto.
5 Novembro 2017, 12h00

Com o São Martinho a chegar – dia 11 de Novembro – o site de viagens Momondo selecionou as melhores quatro localidades onde o Magusto é celebrado com diferentes tradições que merecem a sua visita. As localidades escolhidas foram Portimão, Açor, Vila do Conde e Vila Viçosa.

Na Feira de São Martinho de Portimão encontram-se diversos produtos, desde brinquedos a artigos agro-alimentares, passando por acessórios e bijutaria. Mas o foco permanece, claro está, nas famosas e tradicionais castanhas assadas. As atividades também são muitas, nomeadamente ao ar livre. Nesta feira, que nasceu em 1662, existem jogos de sorte, carrinhos de choque e mais divertimentos ideais para os mais novos.

Já na aldeia de Açor ocorre, anualmente, a exposição gastronómica Artes de Sabores da Maúnça. Com bolos típicos denominados de “miaus”, uma chanfana e o feijão com couve, este festival gastronómico, rodeado pelas Aldeias do Xisto, apresenta-se como um dos ideais para festejar a chegada da castanha.

É no Minho, mais precisamente em Vila do Conde, que a matança do porco se acompanha de um grande magusto. Aqui a tradição é outra, já que um prato de castanhas é sempre acompanhado por roscas e pão de trigo e nozes. Durante o outono o Rio Ave e a zona ribeirinha acolhem, além das festas do São Martinho, diversas caminhadas e corridas ao longo dos seus passeios cobertos de folhas cor de laranja e estaladiças.

Um pouco mais tarde, o Magusto da Velha, em Vila Viçosa, comemora-se no dia 26 de Dezembro. Em Vila Viçosa é uma antiga lenda que comanda a festa do Magusto. Segundo a lenda, uma velha deixou um grande legado à Igreja da Vila do Porco e, em troca, todos os anos teria de ser feita uma festa em sua honra. Com os sinos a tocar, 150 quilos de castanhas são atirados do cimo do campanário da igreja, enquanto que novos e velhos correm na expectativa de conseguirem encher as abadas de castanhas e 150 litros de vinho tinto ajudam a brindar à velha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.