[weglot_switcher]

São Petersburgo: Líderes mundiais reagem ao presumível atentado

De todo o mundo começam a chegar as reações à explosão desta segunda-feira na linha de metro central da segunda maior cidade da Rússia.
3 Abril 2017, 16h38

Evo Morales:

O presidente da Bolívia, Evo Morales, que se assume “marxista, leninista e comunista” foi um dos primeiros líderes mundiais a reagir à explosão desta segunda-feira no metro de São Petersburgo, na Rússia – antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Evo Morales escreve na rede social Twitter que a Bolívia “condena fortemente o atentado perpetrado” e presta “solidariedade” para com “o povo e ao Governo russo”.

Giorgi Margvelashvili:

O presidente da Geórgia, ex-Estado satélite da União Soviética, envia também as suas condolências às famílias afetadas pela catástrofe. Giorgi Margvelashvili escreve também, no Twitter, que está “profundamente ultrajado com a explosão de São Petersburgo que matou pessoas inocentes e fez vários feridos”.

Jüri Ratas:

Também de um ex-Estado satélite da União Soviética chegam as reações do primeiro-ministro, Jüri Ratas. O primeiro-ministro estónio dá as “mais profundas condolências às famílias das vítimas e aos seus entes mais próximos” e deseja as rápidas melhoras a todos aqueles que ficaram feridos.

Federica Mogherini:

A Alta Representante da União Europeia para a Política Externa e Segurança e vice-presidente da União Europeia, Federica Mogherini, já reagiu ao incidente de São Petersburgo, dizendo, em nome todos os ministros dos Negócios Estrangeiros, que “os nossos pensamentos estão com o povo russo” e os familiares das nove vítimas mortais e dezenas de feridos do presumível atentado.

Jens Stoltenberg:

Também Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, endereça à Rússia “a sua mais profunda solidariedade com todos os que foram afetados pela explosão no metro de São Petersburgo, os teus entes queridos e todo o povo russo”.

Steffen Seibert‏:

O porta-voz do Governo da chanceler alemã Angela Merkel, Steffen Seibert, também já reagiu aos recentes acontecimentos dizendo que “são notícias terríveis” as que nos chegam de São Petersburgo. “A nossa compaixão está com todas as vítimas e os seus familiares”, escreve na sua conta oficial do Twitter.

Boris Johnson:

De Londres chega também a reação do ministro das Relações Externas do Reino Unido, Boris Johnson, que se diz “horrorizado” com as notícias da explosão e apresentou a sua solidariedade para com as vítimas e os seus familiares.

(em atualização)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.