[weglot_switcher]

Saúde madeirense prevê dispender 40 milhões de euros em medicamentos

O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) anunciou que dispende anualmente cerca de 32 milhões de euros em medicamentos, mas deverá atingir os 40 milhões de euros este ano.
23 Abril 2017, 13h25

“O envelhecimento demográfico, as doenças crónicas e a introdução de novos medicamentos aumentam as necessidades em saúde, a que o Serviço de Saúde procura responder com qualidade e segurança”, diz aquele departamento.

O SESARAM acrescenta que “em caso de rutura de fármacos urgentes, são acionadas alternativas, nomeadamente com o recurso aos fornecedores, às unidades privadas de saúde da Madeira ou a unidades públicas do Serviço Nacional de Saúde, não estando em causa o tratamento do doente”.

“Só no ano transato, o Serviço de Saúde da Região disponibilizou cerca de 98 mil vacinas, no valor de 900 mil euros, estando a taxa de cobertura da população acima dos 95%”, esclarece.

Recentemente foi autorizada pelo SESARAM a aquisição de fármacos designados imunomoduladores, no valor de 4,2 milhões de euros. Os imunomoduladores “têm um papel fundamental na terapêutica antitumoral, nas doenças autoimunes e na transplantação de órgãos e medula óssea”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.