[weglot_switcher]

Oficial: Sauditas mantêm corte diário de 1 milhão de barris de crude em abril, Rússia pode aumentar 130 mil

As decisões sobre os níveis de produção para abril foram tomadas numa reunião virtual da OPEP+ esta quinta-feira onde se confirmou a intenção saudita de manter os cortes na produção, permitindo apenas alguns ajustes para fazer face à procura interna russa e cazaque. Os preços do barril de crude e Brent vão aproveitando as boas notícias e sobem mais de 5%.
4 Março 2021, 17h24

A Arábia Saudita vai manter em abril o corte voluntário de um milhão de barris de petróleo por dia, mas a Rússia vai poder aumentar a produção em 130 mil barris diários, segundo as decisões tomadas na reunião da OPEP+ esta quinta-feira.

“Os ministros elogiaram a Arábia Saudita pela extensão do adicional ajustes voluntários de um milhão de barris para o mês de abril de 2021, exemplificando a sua liderança e demonstrando a abordagem flexível e preventiva”, disse em comunicado a Organização do Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que com outros produtores liderados pela Rússia formam a OPEP+.

“Os ministros aprovaram a continuidade dos níveis de produção de março para o mês de abril, com exceção da Rússia e do Cazaquistão, que poderão aumentar produção de 130 e 20 mil barris por dia, respetivamente, devido à continuação padrões de consumo sazonal”, acrescentou.

A organização volta assim a dar mais margem aos russos para aumentarem a sua produção, depois de estes não o terem conseguido fazer em fevereiro, apesar de estarem autorizados a isso, devido às condições climatéricas que, simultaneamente, aumentaram a procura interna por energia.

As cotações do ouro negro dispararam com o anúncio, dando continuidade aos ganhos que vinham registado na sessão desta quinta-feira depois dos alertas do ministro saudita para que a organização não arriscasse deitar por terra os ganhos conseguidos com os cortes de produção dos últimos meses. A organização salienta que os 103% de conformidade dos países-membros com a estratégia delineada reforça o sinal de união dentro da OPEP+.

“A incerteza em torno do ritmo da recuperação não recuou”, afirmou o ministro saudita Abdulaziz bin Salman, reiterando os seus apelos para que os países do cartel mantenham a “cautela e vigilância”.

O barril de Brent vai subindo 5,40% até aos 67,53 dólares (56,24 euros), enquanto que o de crude WTI, a referência no mercado norte-americano, vai ganhando 5,35% até aos 64,56 dólares (53,77 euros).

[notícia atualizada às 17h52]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.