Schneider Electric e ENGIE formam parceria na digitalização do setor da Energia

Empresas assinaram um Memorando de Entendimento por forma a explorar os desafios do mundo energético e implementar novas soluções digitais.

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, e a ENGIE, empresa global que desenvolve os seus negócios (energia, gás natural e serviços energéticos) em torno de um modelo baseado no crescimento responsável para enfrentar os principais desafios da transição energética para uma economia com baixa emissão de carbono, assinaram um Memorando de Entendimento (MdE) por forma a explorar e implementar novas soluções digitais para a eficiência operacional de ativos renováveis (energia eólica e solar fotovoltaica).

O objetivo é potenciar os Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA), Historian e software de aplicações relacionadas, suportados pela Schneider Electric.

Como parte do acordo, ficou também estabelecido que a gestão de ativos, a gestão de obsolescência do SCADA, a monitorização e diagnósticos remotos, bem como a cibersegurança num ecossistema complexo serão também áreas potenciadas.

A Schneider Electric já é parceira estratégica da ENGIE para a monitorização e gestão em tempo real das suas instalações europeias de energia eólica e solar. A Schneider Electric fechou o ano fiscal de 2016 com um volume de negócios de cerca de 27 mil milhões de euros. A empresa conta com mais de 160 mil colaboradores dão resposta a clientes em mais de 100 países.

No caso do Grupo ENGIE, a empresa emprega 154,950 colaboradores em todo o mundo, atingindo, em 2015, uma receita de 69,9 mil milhões de euros.

 

 

Recomendadas

Portugal captou 27 milhões no Conselho Europeu de Inovação em dois anos

Balanço da Agência Nacional de Inovação (ANI) revela que, em conjunto, os dois instrumentos do Conselho Europeu de Inovação financiaram 30 projetos com participação de entidades portuguesas.

Associação de capitais de risco quer fim dos vistos gold limitados ao sector imobiliário

Entidade defende que o fim da Autorização de Residência para Investimento (ARI) não deve impedir o investimento estrangeiro nas empresas, assumindo que alargar a medida às restantes áreas de atividade teria “consequências desastrosas”.

Kara Pure transforma humidade em água

O Kara Pure é um dispositivo para uso doméstico que transforma a humidade do ar em água alcalina – até 10 litros por dia.
Comentários