Secretaria da Agricultura nega impedimentos ao associativismo na GESBA denunciados pelo PS Madeira

A Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural diz que as críticas “são facilmente rebatidas” com o crescimento sustentado da produção de banana, que em 2009 era de cerca de 13 mil toneladas e que em 2020 ascendeu as 21 mil toneladas. “Um aumento de 54% que é revelador da confiança que os produtores têm no sector e que contraria a ideia avançada de bloqueios”, defendeu a Secretaria Regional.

A Secretaria Regional da Agricultura negou que exista impedimento ao associativismo na Empresa de Gestão do Sector da Banana (GESBA), como foi denunciado por Paulo Cafôfo, presidente do PS Madeira.

“Ninguém está contra a GESBA. O que estamos contra é que os agricultores não possam, se quiserem, não estar dependentes da GESBA e formarem eles próprios a sua associação. Nós não queremos que o Governo ponha a mão em tudo. O que queremos é o contrário, é que o investimento público e as políticas públicas agrícolas possam servir para incentivar a atividade e atrair gente para a agricultura de uma forma rentável”, afirmou Cafôfo.

Em resposta a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural clarifica que estas críticas “são facilmente rebatidas” com o crescimento sustentado da produção de banana, que em 2009 era de cerca de 13 mil toneladas e que em 2020 ascendeu as 21 mil toneladas.

“Um aumento de 54% que é revelador da confiança que os produtores têm no sector e que contraria a ideia avançada de bloqueios”, defendeu a Secretaria Regional.

Recomendadas

Madeira: tráfego rodoviário sobe 13% e 15% nas vias rápida e expresso

A subida justifica-se pelo aumento do tráfego de ligeiros (+13,8% na Via Rápida; +15,3% nas Vias Expresso). No tráfego de pesados, registou-se um crescimento de 10,3% na Via Rápida e de 13,9% nas Vias Expresso.

“Urgent Solutions for Urgent Times” requerem o desenvolvimento da dimensão de consciência e o equilíbrio

Os projetos de reconstrução definitivo das nossas economias e sociedades para melhorar de forma significativa o futuro das próximas gerações já foram acordadas e iniciadas ao nível mundial.

Saiba como poupar água

O consumidor tem de ser responsabilizado pelo uso que faz da água e aprender a valorizá-la. Em Portugal, de acordo com o relatório anual dos serviços de águas e resíduos em Portugal (RASARP 2020), da ERSAR de 2020, são desperdiçados 188 mil milhões de litros de água nas redes de abastecimento.
Comentários