[weglot_switcher]

Secretaria do Turismo e Fundação Cecília Zino assinam protocolo para incentivar crianças a visitar espaços culturais da Madeira

A fundação Cecília Zino criou uma iniciativa denominada “Passaporte Cecília Zino” que visa incentivar os jovens a consumir espaços culturais na região autónoma. Os passaportes estão agora disponíveis para recolha nos museus e espaços culturais integrantes da iniciativa. Os jovens que possuírem os passaportes, ao visitarem estes espaços, vão receber carimbos comprovativos. A partir do final de junho de 2022, os passaportes que tenham mais de doze carimbos habilitam-se a diversos prémios que serão depois sorteados.
14 Fevereiro 2022, 13h00

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC) assinou um protocolo com a Fundação Cecília Zino, no âmbito do projeto intitulado “Passaporte Cecília Zino” que visa incentivar as crianças e jovens com idades compreendidas entre os dez e os 18 anos a visitar centros de exposições, museus ou espaços culturais da região, com ênfase para aqueles que tenham programação de exibições ou exposições temporárias.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, realizada na passada sexta-feira, dia 11 de fevereiro, o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, afirmou que esta iniciativa “vai entusiasmar os jovens a perceberem a oferta cultural que a Madeira tem”, enaltecendo a contribuição da Fundação Cecília Zino na cultura da região, a qual promove iniciativas “que deixam definitivamente um contributo importante na afirmação da cultura da Região Autónoma da Madeira”, bem como a dimensão social da fundação.

Deste modo, a SRTC está disponível para colaborar com a Fundação Cecília Zino, destacando o seu “empenho, que naturalmente decorre de um interesse que é comum e que é bem superior às nossas prestações, é uma forma de engrandecer a nossa comunidade e de a fazer mais conhecedora e informada”. “Os museus têm utilidade quando são visitados e criar formas que possam promover essa apetência para a visita, é sempre um exercício muito bem-vindo”, sublinhou Eduardo Jesus.

O governante destacou ainda o caráter inovativo da iniciativa, na medida em que fomenta o consumo da cultura nos jovens fora do contexto educativo, que é o meio mais comum de contacto, para este acontecer também “num ambiente familiar”, colocando os museus “no mapa das opções e preferências da população em geral”, disse.

Também marcou presença na cerimónia, o vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação Cecília Zino, João Sá Mota, o qual manifestou interesse em que este projeto seja uma primeira edição do “Passaporte Cecília Zino”, no sentido de fomentar junto aos jovens a criação de hábitos de consumo de cultura, “para que passe a ser normal visitar e ir à procura de novidades nos museus”, considerou.

Estão integrados neste projeto três museus e dois centros culturais tutelados pela SRTC, por meio da Direção Regional da Cultura, nomeadamente: o Museu Quinta das Cruzes, a Casa-Museu Frederico de Freitas, o Museu Etnográfico da Madeira, na Ribeira Brava, o Centro Cultural da Quinta Magnólia e a Torre do Capitão – Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro.

Os passaportes estão agora disponíveis para recolha nestes espaços. Os jovens que possuírem os passaportes, ao visitarem os espaços abrangidos por esta iniciativa, vão receber carimbos comprovativos. A partir do final de junho de 2022, os passaportes que tenham mais de 12 carimbos habilitam-se a diversos prémios que serão depois sorteados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.