[weglot_switcher]

Secretário da Defesa dos EUA: Washington “não tem como objetivo guerra” com a Coreia do Norte

James Mattis fez estas declarações no primeiro dia da viagem à Coreia do Sul, durante a visita a um posto de vigilância fronteiriça e Zona de Segurança Conjunta, que se localiza na zona desmilitarizada.
27 Outubro 2017, 07h56

O secretário da Defesa norte-americano, James Mattis, afirmou hoje que Washington “não tem como objetivo a guerra” com a Coreia do Norte, mas sim iniciar um processo para conseguir a “total desnuclearização” da península coreana.

James Mattis fez estas declarações no primeiro dia da viagem à Coreia do Sul, durante a visita a um posto de vigilância fronteiriça e Zona de Segurança Conjunta, que se localiza na zona desmilitarizada (DMZ) que divide as duas Coreias.

“Como o secretário de Estado (Rex Tillerson) deixou claro, o nosso objetivo não é a guerra, mas sim a total, verificável e irreversível desnuclearização da península coreana”, disse o chefe do Pentágono, de acordo com agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Mattis também instou o regime liderado por Kim Jong-un a parar as provocações que poderão desencadear “uma catástrofe”, durante a visita ao posto fronteiriço, situado a apenas uns metros do território norte-coreano. O responsável norte-americanos deslocou-se ao local acompanhado pelo homólogo sul-coreano, Song Young-moo.

Pyongyang tem multiplicado os disparos de mísseis e os testes nucleares em violação das resoluções da ONU, enquanto o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, e o presidente norte-americano, Donald Trump, se envolveram numa guerra de palavras e de troca de ameaças.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.