[weglot_switcher]

Secretário de Estado da Internacionalização: Novos projetos “poderão representar oito mil postos de trabalho”

Em entrevista ao “Diário de Notícias”, Eurico Brilhante Dias disse que 2017 “bateu recordes na angariação de novos projetos, no âmbito da internacionalização, captação de investimento direto estrangeiro e de apoio ao investimento produtivo”.
15 Fevereiro 2018, 08h42

O secretário de Estado da Internacionalização disse ao “Diário de Notícias” que a maioria dos projetos que o Governo e a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal estão a acompanhar são de investimento direto e estrangeiro.

“No total estamos a acompanhar 53 projetos, que somam aos 2,3 mil milhões de euros que já estão a ser analisados. São dez centros de competências, nas áreas da investigação e desenvolvimento, softwares ou sistemas de informação. Juntam-se 24 centros de serviços partilhados, com origem em países como França ou Estados Unidos”, afirmou Eurico Brilhante Dias, acrescentando que “há ainda 19 projetos na área dos Investimentos Industriais, com destaque para os setores automóvel, aeronáutico ou moda e cosméticos” e que “só este conjunto de projetos poderá representar a criação de oito mil postos de trabalho”.

Quando questionado sobre se esses investimentos são comparáveis ao da Google, o governante garantiu que o “impacto mediático é dificilmente ultrapassável”, mas serão também importantes no setor automóvel e na aeronáutica, por exemplo.

O secretário de Estado da Internacionalização assegurou ao DN, em entrevista divulgada esta quinta-feira, 15 de fevereiro, que 2017 foi um ano recordista “na angariação de novos projetos, no âmbito da internacionalização, captação de investimento direto estrangeiro e de apoio ao investimento produtivo”. “No conjunto dos projetos em carteira, com candidatura ao sistema de incentivos, a AICEP tem hoje um pipeline de 2,3 mil milhões de euros de candidaturas firmes, o que nos faz perspetivar um ano de 2018 de grandes concretizações”, frisou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.