[weglot_switcher]

Secretário de Estado dos EUA felicita João Lourenço pela reeleição como presidente de Angola

Mensagem de Antony Bliken foi divulgada um dia depois de o Tribunal Constitucional de Angola ter rejeitado os recursos da UNITA e CASA-CE e validado os resultados das eleições gerais de 24 de agosto divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral, que deram a vitória ao MPLA, com maioria absoluta.
9 Setembro 2022, 19h33

O secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Antony Bliken, felicitou esta-sexta-feira, 9 de setembro, João Lourenço pela reeleição como presidente de Angola, depois de o Tribunal Constitucional angolano ter validado os resultados das eleições que deram a maioria absoluta ao MPLA.

“Felicitamos o presidente eleito João Lourenço pela sua eleição como próximo presidente de Angola. Esperamos trabalhar com ele para fortalecer a relação vital entre Angola e os Estados Unidos”, afirma Antony Bliken, num comunicado publicado no site do Departamento de Estado dos EUA. “Continuaremos a colaborar estreitamente com o governo angolano e o povo angolano para promover nossos objetivos compartilhados enquanto trabalhamos juntos para promover um futuro mais sustentável, seguro, inclusivo e próspero”, acrescenta.

Esta mensagem é divulgada um dia depois de o Tribunal Constitucional (TC) de Angola ter rejeitado os recursos da UNITA e CASA-CE e validado os resultados das eleições gerais de 24 de agosto divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), que deram a vitória ao MPLA, com maioria absoluta, permitindo a reeleição de João Lourenço para um segundo mandato como Presidente da República.

Os resultados da CNE indicam que o MPLA venceu as eleições em Angola com 51,17% dos votos, elegendo 124 dos 220 deputados da Assembleia Nacional, contra 43,95% da UNITA, que conquistou 90 mandatos. O PRS, a FNLA e o PHA elegeram dois deputados cada.

“Saudamos os milhões de eleitores angolanos que votaram nestas eleições e, ao fazê-lo, demonstraram o seu empenho no reforço da democracia. Estamos ansiosos para trabalhar em parceria com os líderes eleitos de Angola para forjar um amanhã melhor para todos os angolanos e americanos”, acrescenta Bliken, no comunicado.

A cerimónia de investidura de João Lourenço está agendada para a próxima quinta-feira, 15 de setembro, mas mesmo antes da decisão do TC – e já havendo rumores de que a data da investidura seria a que foi definida – os partidos da oposição tinham anunciado a criação de um grupo de trabalho para convocar manifestações “para estudar o quadro e as condições para a organização e convocação de manifestações como expressão do sentimento de repulsa dos cidadãos eleitores”.

As forças armadas angolanas elevaram o estado de prontidão combativa até 20 de setembro para evitar incidentes que “perturbem a ordem e tranquilidade públicas”, sendo garantida a cooperação entre a polícia militar e a polícia nacional para intensificar o patrulhamento auto e apeado nos centros urbanos e suburbanos, especialmente em Luanda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.