Secretário regional da Economia critica tratamento dado pela República à Madeira

O governante apresentou uma lista de lamentos à República, onde se inclui a falta de aval do Estado a um empréstimo da região, que leva a que a Madeira pague mais 80 milhões de euros. Rui Barreto lamentou que a República não isente os empresários que têm empresas com sede na região do pagamento da TSU, e criticou o Governo nacional por estar preparado para injetar 3,5 mil milhões de euros na TAP, “apesar de não se ter preocupado com a forma com a TAP gere as ligações com a Madeira e a diáspora”.

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, lamentou a postura que a República tem tido perante a Madeira.

O governante lamentou que a Madeira tenha de pagar mais 80 milhões de euros, por a República não ter dado um aval a um empréstimo da região, durante a discussão na especialidade do Orçamento Regional da Madeira e do Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração da Região Autónoma da Madeira (PIDDAR), que decorre esta quarta-feira na Assembleia Legislativa da Madeira.

Rui Barreto lamentou também que a República não isente os empresários que têm empresas com sede na região do pagamento da TSU, e criticou a República por estar preparada para injetar 3,5 mil milhões de euros na TAP, “apesar de não se ter preocupado com a forma com a TAP gere as ligações com a Madeira e a diáspora”.

O governante acusou a República de vedar o acesso das empresas regionais aos apoios nacionais, e defendeu que a Madeira e os Açores devem ter mecanismos que lhes permita reduzir as dependências.

“A Madeira e os Açores devem ter direito a sistema fiscal próprio, de modo a serem fiscalmente mais competitivas a nível internacional”, afirmou o secretário regional da Economia.

“É preciso fazer Lisboa entender que o Centro Internacional de Negócios (CINM) é um instrumento importante para a região e país”, reforçou.

O governante disse ainda ter pena que o representante da República na região, referindo-se ao PS, tenha abdicado da liderança da oposição, e pediu ao PS que “meta a mão na consciência e comece a defender os interesses da Madeira”.

Rui Barreto vincou que “Lisboa já não é a capital do império” e que a lógica do colonialismo “está fora de moda”.

Recomendadas

Savoy Palace considerado hotel mais luxuoso de Portugal nos ‘Óscares do Turismo’ pelo segundo ano consecutivo

O hotel conta com assinatura da designer Nini Andrade da Silva, combinando estilos arrojados, modernos e históricos. O Savoy Palace fica a uma curta caminhada do centro histórico do Funchal e abriga o Laurea Spa, com 3.200 m2 e inspirado na Floresta Laurissilva da Madeira, Património Natural da UNESCO.

Madeira: Novos contratos de arrendamento diminuíram enquanto valor por metro quadrado cresceu

Entre as 25 regiões NUTS III, a RAM posicionou-se como a quarta região com o valor mediano das rendas mais elevado, atrás da Área Metropolitana de Lisboa, do Algarve e da Área Metropolitana do Porto.

Madeira: Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento disponibiliza máquina ATM Express na Praça CR7

As caixas ATM são especialmente direcionadas para os turistas, sector que têm vindo a atingir valores históricos na Região.
Comentários