[weglot_switcher]

Sector privado americano criou 517 mil empregos em março, estima ADP

Apesar de constituírem uma melhoria clara em relação a fevereiro, os números ficam ligeiramente abaixo do esperado. Ainda assim, revelam uma clara melhoria em sectores chave da economia pós-Covid, como o turismo e as microempresas, duas das categorias mais afetadas pelas restrições pandémicas.
31 Março 2021, 16h26

O sector privado dos EUA adicionou 517 mil postos de emprego em março, mostram os dados da ADP, que costumam fornecer algumas pistas quanto aos dados oficiais do Departamento do Trabalho. O resultado representa um claro aumento em relação ao verificado em fevereiro, mas fica ligeiramente aquém das expectativas do mercado, que apontavam para um consenso de 525 mil, aponta a Nasdaq.

Depois de criar 176 mil postos de trabalho no sector privado, a economia norte-americana continua a dar sinais de uma retoma no mercado laboral, depois de um ano marcado pelos elevados números no desemprego.

As empresas de média dimensão lideraram os ganhos, com mais 188 mil postos de emprego em março, seguidas de perto pelas pequenas empresas, com 174 mil. Nota para as microempresas, englobadas neste segundo número, mas que contribuíram com 100 mil postos de trabalho, um indicador claro da retoma da atividade económica mais afetada pelas restrições pandémicas.

Por sectores verifica-se outra recuperação pós-pandemia no lazer e hospitalidade, outro indicador claro da retoma da normalidade perante o recuo da Covid-19 no território americano. O sector adicionou 169 mil empregos, com o segmento de comércio, transportes e bens públicos a seguir, com 92 mil. Adicionalmente, a indústria adicionou 80 mil empregos.

Estes números antecedem a divulgação semanal de novos pedidos de subsídio de desemprego esta quinta-feira e dos dados oficiais referentes à criação de emprego nos EUA de sexta-feira. Para estes, os consensos recolhidos pelo portal TradingEconomics apontam, respetivamente, para 680 mil e 647 mil.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.