[weglot_switcher]

SEDES lança Prémio João Salgueiro em homenagem a ex-ministro

O antigo ministro das Finanças e fundador da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) faleceu em fevereiro deste ano. O prémio, que conta com apoio da Ordem dos Economistas e da CGD, destina-se a académicos e jovens empresários.
  • Mário Cruz/Lusa
23 Maio 2023, 16h58

A Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) vai lançar o prémio João Salgueiro, em parceria com a Ordem dos Economistas e com o apoio da Caixa Geral de Depósitos (CGD), anunciou esta terça-feira a associação, num comunicado enviado às redações.

A iniciativa pretende homenagear o fundador desta instituição e também ex-ministro das Finanças, durante o governo de Francisco Pinto Balsemão. João Salgueiro faleceu em fevereiro deste ano, aos 88 anos. O prémio, esse, destina-se a “académicos e jovens empresários portugueses que se distingam pela sua visão estratégia para o país”, refere o comunicado.

O primeiro laureado por esta galardão será conhecido já na próxima segunda-feira, 29 de maio, numa conferência especial dedicada ao antigo governantes, que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O evento contará com a participação do Presidente da República e do ministro da Economia e do Mar. Estão previstas intervenções de abertura e de encerramento, de Marcelo Rebelo de Sousa e de António Costa e Silva, respetivamente.

A conferência “In Memoriam João Salgueiro – Por onde vai a economia portuguesa?” contará ainda com a presença de algumas figuras centrais da política e economia nacional. Entre elas, Paulo Macedo, CEO da CGD, António Feijó, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Álvaro Beleza, presidente da SEDES, António Mendonça, Bastonário da Ordem dos Economistas e Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR.

O evento recebe também o presidente da CIP, Armindo Monteiro, e o presidente do Fórum para a Competitividade, Pedro Ferraz da Costa, entre outros.

Consulte o programa e saiba como se inscrever para assistir remotamente aqui.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.