[weglot_switcher]

SEF abre concurso para admitir 100 novos inspetores

Novo concurso tenta colmatar uma situação de ineficiência dos serviços que os sindicatos do setor vinham denunciando há algum tempo.
14 Dezembro 2017, 18h04

O aviso que permite a abertura do concurso para a admissão de 100 novos inspetores para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi hoje publicado em Diário da República. Nele pode ler-se que os candidatos têm agora 10 dias para concorrerem ao concurso externo. Depois disso, serão submetidos a uma prova escrita, exames de aptidão física, médica e psicológica. A fase formativa prática será realizada em unidades orgânicas centrais, descentralizadas e regionais do SEF em todo o país, até à integração no mapa de pessoal em 2018.

O aviso justifica a abertura do concurso com a inexistência, após ter sido consultada a Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, “de qualquer candidato com o perfil adequado, bem como inexistirem trabalhadores em situação de valorização profissional com o perfil identificado”.

O organismo já vinha alertando há algum tempo para esta disfunção, passível de colocar em risco o seu bom funcionamento. O próprio Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF) já por diversas vezes tinha alertado para essa situação, uma vez que se verificava que desde 2004 não havia um concurso externo para admissão de inspetores.

Em 2016 e 2017, 90 novos inspetores foram admitidos no SEF ao abrigo de um concurso interno na função pública.

A falta de funcionários especializados não é, por outro lado, um problema exclusivo do SEF. Principalmente desde que a ‘troika’ foi chamada a intervir no país, há um verdadeiro acumular de denúncias de que vários serviços da órbita do Estado não estão a funcionar da forma mais eficaz.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.