[weglot_switcher]

SEF quer criar “linha azul” para agilizar o processo dos Vistos Gold

O objetivo é pôr fim à fuga de investimentos para Espanha dada a excessiva demora no tratamento dos processos, que podem ter de enfrentar até dois meses de espera.
29 Maio 2017, 08h32

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a ponderar a criação de uma espécie de “linha azul” para acelerar os processos de Autorização de Residência para Investimento (ARI), conhecidos como Vistos Gold, até ao final do ano. O objetivo é pôr fim à fuga de investimentos para Espanha dada a excessiva demora no tratamento dos processos, que podem ter de enfrentar até dois meses de espera.

O alerta partiu do presidente da Associação Profissional das Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), Luís Lima. Em declarações ao jornal ‘Diário de Notícias’, Luís Lima lamenta que o Governo “não dê prioridade” aos processos de Vistos Gold, explicando que à conta disso “os novos pedidos caíram entre 80 e os 90%” em abril e “os investimentos diminuíram cerca de 60% face ao mês anterior”.

“A excessiva demora do SEF, com processos a aguardar despacho há mais de dez meses. Espanha já superou Portugal em 2016, com 1.1 mil milhões de euros de investimentos, bastante acima dos nossos 873 milhões no mesmo ano”, afirma o presidente da APEMIP.

Para dar resposta ao problema, o SEF confirma “estar previsto até ao final do ano, aumentar a criação de atendimentos especializados para diversas áreas”. A criação da linha azul dos Vistos Gold irá permitir agilizar o serviço e acabar com o “caos” que atrasa todo o expediente.

Fonte do SEF diz ainda ao jornal que, neste momento, estão agendados cerca de 2000 Autorização de Residência para Investimento para que sejam pagas as respetivas taxas de 5200 euros cada uma, algumas para daqui a quatro meses. No total, o estado tem ainda por receber mais de dez milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.