[weglot_switcher]

SEF sem agentes suficientes para vigiar aeroportos

Sindicato do SEF alerta para o risco que a falta de profissionais pode estar a trazer para a segurança e economias portuguesas.
25 Maio 2017, 10h30

De 2011 a 2017, o número de passageiros controlados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no Aeroporto de Lisboa teve um acréscimo de 46%. No entanto, a quantidade de inspetores só aumento 6%, escreve o Diário de Notícias desta quinta-feira.

Tendo em conta que, só 2016, a média de turistas fiscalizados por estes profissionais passou de 31 mil para 42.600 por cada um – ou seja, aumentou 37% -, assinala-se uma falta ascendente no número de inspectores que pode estar a prejudicar a segurança do país e o adequado controlo fronteiriço.

O presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Acácio Pereira, adianta à agência Lusa que há 14 anos que aquele serviço de segurança não recruta novos funcionários.

“A segurança das fronteiras e o acompanhamento dos cidadãos estrangeiros no país pode estar em causa se não existir uma admissão de inspetores conforme as necessidades a curto prazo”, afirmou o dirigente sindical, acrescentando que esta lacuna no número de inspetores do SEF está “a colocar em causa a segurança de Portugal e o funcionamento da sua economia”

O DN refere que o ministério da Administração Interna e a direção do SEF tê, procurado responder ao problema. Até ao final do ano espera-se que haja a contratação de 90 novos inspetores, sendo que 45 já estão a terminar o estágio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.