[weglot_switcher]

Segurança: Blocos de betão vão proteger Santuário de Fátima de atentados com veículos

A medida preventiva tem como finalidade salvaguardar a segurança de milhares de fiéis durante a visita do Papa Francisco. Esta será a primeira vez que as autoridades recorrem a barreiras físicas para evitar atentados.
4 Maio 2017, 14h07

A segurança no Santuário de Fátima, durante as comemorações do centenário das Aparições, vai ser reforçada com blocos de betão nas ruas, para evitar atentados com recurso a veículos, como aconteceu em Nice, Berlim e Estocolmo. O presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva, indica, à ‘Renascença’, que se trata de uma medida preventiva, pela primeira vez aplicada, para salvaguardar a segurança de milhares de fiéis durante a visita do Papa Francisco.

“Estamos numa operação diferente, é uma peregrinação diferente. Com os casos que têm acontecido por esse mundo fora, tem de haver mais cuidado e rigor. Já é o quarto Papa que recebo na minha terra. Mas é a primeira vez que vamos usar ‘new jerseys’ [blocos em cimento] em vários pontos fulcrais da cidade”, afirma, ao jornal, Humberto Silva.

A Freguesia de Fátima espera receber mais de um milhão de pessoas, entre os dias 12 e 13, e por isso o dispositivo de segurança está a ser reforçado “para não acontecerem casos como os de Nice”.

O presidente da Junta de Fátima diz ainda que a chegada de milhares de pessoas está a alarmar os moradores. “Prevê-se a vinda de um milhão de pessoas, o que, numa cidade que só tem 17 hectares, não é fácil. Os moradores e quem tem cá os seus comércios estão um pouco ansiosos, por causa dos funcionários e do estacionamento dos carros”, explica, assegurando que está a ser eleaborado um plano para assegurar o bom funcionamento dos serviços.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.