Segurança online: o que têm em comum Ricardo, Benfica, Portugal e QWERTY?

Pista: deve evitar usar estas palavras quando cria uma conta num site ou serviço digital.

Rawpixel/Unsplash

Segundo a NordSecurity, estas são quatro das passwords mais usadas em Portugal – estão no top 20, uma lista encabeçada por ‘12345’, uma palavra-passe usada por 602 mil pessoas e que leva menos de um segundo a “crackar”.

A lista da empresa de segurança online, que tem o um gestor de passwords NordPass e a NordVPN, foi criada em «parceria com investigadores independentes especializados em pesquisas de incidentes de cibersegurança», depois de uma avaliação a uma «base de dados de 4TB».

No top 20 estão ainda passwords como ‘benfica’ (5.º lugar, usada por 48 913 pessoas), ‘maria’ (9.º – 17 962), ‘qwerty’ (10.º – 17 253), ‘password’ (15.º – 15 764), ‘sporting’ (18.º – 13 150); ‘ricardo’ é a palavra-passe que fecha o top 20, usada por 12 121 pessoas.

Entre as tendências nacionais identificadas pela NordSecurity estão o uso de «palavras positivas» como ‘estrela’ (42.º),’felicidade’ (55.º) e ‘borboleta’ (113.º), dos «próprios nomes» e de «referências a música, filmes, anime e até videojogos».

As listas completas das duzentas passwords mais usadas em cinquenta países podem ser vistas aqui – basta escolher o país ao lado da indicação ‘Findings’.

PCGuia
Recomendadas

TecStorm liga empresas e estudantes

Neste Innovation Talk com o SuperToast by Instinct, Joana Ribeiro Alves e Margarida Santos do JUNITEC – Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico, explicam como o hackathon TecStorm tem ligado empresas a estudantes com soluções inovadoras, e partilham as expectativas para a para a 7ª edição desta competição, cujas inscrições já estão abertas.

Elon Musk acusa Apple de ameaçar bloquear Twitter da App Store

A ação, não confirmada pela Apple, não seria fora do comum, dado que a empresa rotineiramente aplicou as suas regras e removeu anteriormente aplicações como Gab e Parler. 

re:Invent2022: o que acontece em Las Vegas, não fica apenas em Las Vegas

O “Jornal Económico”, através da jornalista Mariana Bandeira, acompanha ao detalhe o re:Invent 2022, o palco de networking da Amazon Web Services que conta com cerca de 50 mil participantes em Las Vegas, além dos inscritos na versão digital do evento.
Comentários