A Segurança Social lançou um questionário online para perceber que avaliação fazem dos seus serviços os utilizadores. O estudo está a ser conduzido pela Universidade Nova de Lisboa e debruça-se sobre as experiências vividas no último ano. Qualquer utente com mais de 18 anos pode colaborar.
“O Instituto da Segurança Social encontra-se a avaliar a experiência de utilização do portal informativo da Segurança Social. Convidamo-lo a responder a um questionário”, é indicado no site da Segurança Social.
Em maior detalhe, o estudo tem como objetivo analisar a “qualidade apercebida e a experiência do cidadão, quando se relaciona com a Administração Pública”. Para isso, o utilizador responde a uma série de questões, sendo pedido, à partida, que as respostas se concentrem somente na experiência do último ano.
Entre as perguntas colocadas sobre o portal da Segurança Social, questiona-se, por exemplo, o utilizador sobre o seu grau de satisfação com esse serviço, mas também sobre a velocidade de carregamento das páginas, a estética do portal e a simplicidade de navegação.
De notar que há vários anos que a Segurança Social tem apostado na digitalização do seu sistema. Foi nesse âmbito que, por exemplo, as pensões de velhice passaram a ser atribuídas automaticamente, através do serviço Pensão na Hora, que pode ser usado na Segurança Social Direta.