Seis mil pessoas evacuadas devido ao maior incêndio do ano nos EUA

Destaca o “El Paìs” que, tal como acontece em todos os verões, a Califórnia “é quem paga o preço mais alto” com incêndios que batem trágicos recordes de voracidade e extensão.

Reportagem Fotográfica por Mattew Abbott/Panos Pictures para a National Geographic. Os aborígenas, fazem queimadas estratégicas há dezenas de milhares de anos a fim de gerir a paisagem e evitar incêndios descontrolados. No final da época das chuvas, existe um período de tempo definido por lei para realizar essas queimadas. Visitei West Arnhem Land em abril/maio de 2021 a essas práticas.

Os EUA têm registado este fim-de-semana temperaturas extremas que têm mantido pelo menos 70 milhões de pessoas em estado de alerta, sobretudo na região centro-oeste e na costa leste do país.

Destaca o “El Paìs” que, tal como acontece em todos os verões, a Califórnia “é quem paga o preço mais alto” com incêndios que batem trágicos recordes de voracidade e extensão.

Na passada sexta-feira de madrugada deflagrou um incêndio florestal na zona Oeste do Parque Nacional de Yosemite, já considerado um dos maiores do ano com milhares de habitantes a precisarem de ser evacuados.

O incêndio, que tem estado completamente fora de controlo, tem vindo a ameaçar uma zona com duas mil casas, pelo que foram evacuados três mil residentes para locais preparados para o efeito. Na madrugada de domingo já eram seis mil pessoas que tinham recebido ordem de evacuação. Desconhece-se a origem do fogo que já devastou uma extensão aproximada de 5.800 hectares.

Recomendadas

Grupo iraniano condena ataque a Salman Rushdie

Pensadores religiosos próximos da Organização de Solidariedade dos Republicanos do Irão condenaram o ataque ao escritor, o apoio implícito do Estado a esse ataque e o fundamentalismo que acompanha alguns correntes do islamismo.

Salman Rushdie está no “caminho da recuperação”

O escritor britânico Salman Rushdie está no “caminho da recuperação”, dois dias após ter sido apunhalado várias vezes nos Estados Unidos por um jovem norte-americano de origem libanesa.

Nova delegação norte-americana visita Taiwan

Depois da visita de Nancy Pelosi, líder dos Representantes dos Estados Unidos, uma nova delegação de congressistas viajou para Taiwan.
Comentários