Seja bem-vindo à cidade do Twitter

Jacarta é a cidade com mais utilizadores na rede social Twitter. Como é que o maior país muçulmano do mundo reagiu à vitória eleitoral de Donald Trump? Por satirizar sem piedade nas redes sociais.

Jacarta foi nomeada a cidade mais ativa do Twitter no mundo pela empresa de pesquisa parisiense ‘Semiocast’. Num país propenso a desastres naturais e onde os políticos raramente mantêm as suas promessas, os indonésios adotaram uma vontade pragmática de se adaptar – e, sobretudo, de ver o lado engraçado das coisas.

“Nós vemos sempre o revestimento de prata na nuvem”, refere a jornalista Desi Anwar, ao jornal “The Guardian” sobre a sensibilidade indonésia. “Se tiver um acidente e partir um braço penso: bem pelo menos eu não parti os dois”.

A preferência pelo humor levou a um hábito igualmente omnipresente: uma obsessão com as redes sociais. Existem cerca de 80 milhões de utilizadores na Indonésia, e o país está entre os maiores utlizadores do Facebook e do Twitter em todo o mundo. E são muitos os habitantes que possuem vários telemóveis.

Por exemplo, o cineasta de filmes de terror, Joko Anwar, tem mais de um milhão de seguidores no Twitter.  “Nós gostamos de conversar com estranhos, conversar uns com os outros sobre tudo “, refere o realizador. “Então, quando o Twitter chegou, tornou o hábito ainda mais conveniente. É por isso que somos muito obsessivos com as redes sociais”, acrescenta.

“Durante muitos anos fomos reprimidos, não fomos capazes de dizer o que queríamos sob o regime de Suharto”, diz o cineasta Anwar.”É por isso que desenvolvemos este estranho senso de humor: respondemos com risos ou humor sempre que coisas más acontecem, e isso transita para a rede social”.

Com mais muçulmanos do que qualquer outra nação no mundo, muitos foram os indonésios que ficaram assustados com a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, escreve o “The Guardian”.

À medida que a noite eleitoral avançava e se percebia que Donald Trump seria o próximo presidente dos Estados Unidos, os indonésio trinham começado a inundar as redes sociais com mensagens satíricas e cómicas.

“Há um ditado que diz que rir é o melhor remédio. Quando as coisas estão tão más, você só tem que se divertir, porque senão também se pode matar”, conclui Desi Anwar ao jornal The Guardian.

Recomendadas

Comunidades pedem a António Costa que resolva “discriminação” de pensionistas

O Conselho Regional das Comunidades Portuguesas na Europa (CRCPE) endereçou hoje uma carta ao primeiro-ministro de Portugal a solicitar a atualização das pensões e reformas para evitar perdas do valor futuro das pensões e reformas dos portugueses no estrangeiro.

JMJLisboa2023. Portugal terá retorno económico de cerca de 350 milhões de euros

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza no próximo mês de agosto em Lisboa, vai ter um retorno económico para Portugal de cerca de 350 milhões de euros, revelou hoje o coordenador do evento nomeado pelo Governo.

Câmara de Grândola aprova nova descida do IMI e alargamento do IMI familiar

A Câmara Municipal de Grândola aprovou, na passada quinta-feira, as propostas de redução do IMI de 0,34% para 0,33%, e de alargamento do IMI familiar para famílias com um dependente. Reduções que são para vigorarem em 2023.
Comentários