A influência das nossas interações online na construção de Inteligência Artificial mais inclusiva

Sejam(os) simpáticos!

“Tratar os outros como gostaríamos de ser tratados“, um conceito simples, mas que muitas vezes é esquecido no mundo digital. A internet tornou-se uma extensão das nossas vidas, um local onde expressamos as nossas opiniões e compartilhamos experiências. Porém, o anonimato e a distância que a Internet proporciona, frequentemente, levam a comportamentos agressivos e preconceituosos, prejudicando a convivência e a saúde mental dos envolvidos.

Navegar online com simpatia e respeito não só melhora a qualidade das nossas interações, como também contribui para a formação de futuros sistemas de inteligência artificial mais inclusivos e equitativos. Afinal, os algoritmos aprendem com o que está disponível na internet, e se o conteúdo for repleto de ódio e discriminação, as “máquinas” também serão influenciadas por esses inputs/comportamentos.

O reconhecimento da importância da simpatia na era digital é essencial para criar um ambiente virtual mais saudável. Colocarmo-nos no lugar do outro, compreender o seu ponto de vista e necessidades, é o primeiro passo para construirmos um espaço virtual mais inclusivo. Ao expressarmo-nos de forma respeitosa e sem preconceitos, incentivamos os outros a fazerem o mesmo, criando um efeito cascata que gera maior grau de compreensão e entendimento. Lembremo-nos de ser gentis e respeitosos com os outros, pois as nossas atitudes têm um impacto real no ambiente digital e nas futuras gerações de sistemas de inteligência artificial.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses tem abordado a importância da responsabilidade digital, e essa responsabilidade digital no ambiente online pode moldar a realidade e as tecnologias futuras. Ao promover a inclusão e a não discriminação na internet, contribuímos para que os sistemas de inteligência artificial reflitam valores mais igualitários e justos.

Ao navegarmos na internet, lembremo-nos de ser gentis e respeitosos com os outros, pois as nossas atitudes têm um impacto real no ambiente digital e nas bases de dados que servirão de treino a futuras inteligências artificiais. Sejam(os) simpáticos e façamos da internet um lugar melhor para todos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, tanto no mundo virtual quanto no real.

Seja(mos) uma voz de inclusão e flexibilidade e ajudemos a criar um futuro onde a tecnologia seja um reflexo das nossas melhores qualidades, em vez de perpetuar os nossos piores comportamentos, contribuindo assim para mitigar o ciclo de reprodução de padrões discriminatórios tão presentes nas bases de dados que povoam muitos dos atuais sistemas de Inteligência Artificial.

O autor assina este artigo na qualidade de responsável pela relação entre a psicologia e a tecnologia na Ordem dos Psicólogos Portugueses.