[weglot_switcher]

“Selo de Excelência”: um rótulo que quer ajudar investigadores a obter financiamento

A Comissão Europeia acaba de reconhecer 2300 investigadores com o “Selo de Excelência”, um selo de qualidade que ajuda investigadores a obter financiamento.
  • Krisztian Bocsi/Bloomberg
24 Abril 2017, 13h11

A Comissão Europeia atribuiu, pela primeira vez, o certificado de “Selo de Excelência” a mais de 2300 investigadores reconhecendo as suas propostas de investigação às “Ações Marie Skłodowska-Curie” (MSCA) de grande qualidade.

Este certificado, esclarece ainda a Comissão em comunicado, foi atribuído a todos os investigadores cujas propostas para as Bolsas Individuais MSCA de 2016 tenham chegado a uma pontuação de 85% ou mais mas que não conseguiram o financiamento devido à natureza altamente competitiva do programa MSCA. A recomendação providencia aos candidatos um reconhecimento pela qualidade do seu trabalho que podem usar para avançar com as suas carreiras e apoiar a procura de financiamento alternativo ao nível regional e nacional.

Para Carlos Moedas, comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, este selo é “um conceito simples com um grande impacto”. Em seu entender, este rótulo pode ajudar investigadores individuais a encontrar financiamento para o seu projeto.

Os exemplos do Chipre e da República Checa, que estão a usar o Fundo Social Europeu para introduzir programas de financiamento para apoiar quem recebe este Selo, só vem reforçar esse cenário defendido pelo comissário.

A Comissão dá ainda nota de que as entidades nacionais na Croácia, Eslovénia e Polónia têm também iniciativas em desenvolvimento e alguns outros países optaram por não introduzir um sistema de financiamento específico, mas estão a encorajar os que receberam o “Selo de Excelência” a candidatar-se a programas existentes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.