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Sem apresentação na China, novo Homem-Aranha pode ficar aquém das expectativas

Atualmente, a bilheteira de “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa” está fixada em 1,77 mil milhões de dólares (1,55 mil milhões de euros), perfazendo a sexta bilheteira cinematográfica mais bem-sucedida de sempre.
8 Fevereiro 2022, 16h29

As expectativas de venda do mais recente filme “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa” é que sejam ultrapassados os dois mil milhões de dólares (1,75 mil milhões de euros) de bilheteira. No entanto, a China tem sido um grande entrave para que o objetivo seja cumprido.

O filme protagonizado por Tom Holland e Zendaya, e que conta com a participação de Tobby Maguire e de Andrew Garfield, foi lançado em dezembro do ano passado e desde então que não parou de somar resultados. Este é o primeiro e único filme de Hollywood a superar mil milhões de dólares (876 milhões de euros) desde 2019, ou seja, desde o início da pandemia, contabilizando 748,9 milhões de dólares (655,82 milhões de euros) nos teatros do Canadá e Estados Unidos, tornando-o o quarto filme com mais lucro das bilheteiras americanas.

Atualmente, a bilheteira de “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa” está fixada em 1,77 mil milhões de dólares (1,55 mil milhões de euros), perfazendo a sexta bilheteira cinematográfica mais bem-sucedida de sempre, estando atrás de “Titanic” que soma 1,84 mil milhões de dólares (1,61 mil milhões de euros).

No entanto, a bilheteira mundial parece não avançar enquanto o filme não for lançado na China. Primeiramente, os filmes estrangeiros têm de ser aprovados pela Administração de Filmes da China e sujeitos a censura e só depois têm permissão para estrear nos cinemas.

Ora, por o mais recente filme do Homem-Aranha ainda não ter estreado nos cinemas chineses, a bilheteira é consideravelmente afetada, dado que já podia ter passado os dois mil milhões de dólares. De acordo com a “CNBC”, apenas quatro filmes ultrapassaram este valor em bilheteira, sendo eles “Avatar” (2009), “Star Wars: O Despertar da Força” (2015), “Vingadores: Guerra do Infinito” (2018) e “Vingadores: Endgame” (2019), com a bilheteira chinesa a apresentar uma contribuição significativa.

Sem a ajuda da China, a venda de bilhetes para “Star Wars” e o último filme dos Vingadores ficaria abaixo dos dois mil milhões. “O enorme sucesso global do Homem-Aranha é para sempre, mas mesmo assim não deixa de ter alguns asteriscos”, disse Shawn Robbins, analista-chefe do BoxOffice.com. “A falta de um lançamento na China resultou em, pelo menos, várias centenas de milhões de dólares na mesa”, ou seja, ficou aquém das expectativas.

A título de exemplo, a publicação norte-americana explica que desde 2012 a China tem sido o segundo maior mercado para o lançamento dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), apenas atrás dos Estados Unidos e Canadá. Toda esta aventura iniciou-se com “Os Vingadores”, apesar de se verificar a existência de filmes anteriores como “Homem de Ferro” (2008), “O Incrível Hulk” (2008), “Homem de Ferro 2” (2010), “Thor (2011) e “Capitão América: O Primeiro Vingador” (2011).

Para os filmes da Marvel, a China representa entre 10% a 20% da venda de bilheteira em todo o mundo, um valor ainda considerável. Só uma bilheteira de 10% significaria um empurrão de 170 milhões de dólares (148,9 milhões de euros) para o filme de Tom Holland, enquanto uma margem de 20% entregaria 340 milhões (297,7 milhões de euros) a “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa”, ultrapassando a marca dos dois mil milhões de dólares.

Contudo, a demora da China em lançar um filme que foi para os cinemas internacionais no último mês de dezembro faz com que os analistas percam a esperança da produção atingir o tão aguardado número redondo, ainda que continue a somar dinheiro. Posteriormente, com o lançamento do filme para as plataformas de streaming, o rendimento será menor.

Apesar de ainda não se saber quando será o lançamento nos canais digitais, sabe-se que o último filme friendly Homem-Aranha irá passar diretamente para a Netflix, depois da Sony Pictures ter assinado um acordo com a plataforma de streaming mais vista do mundo em abril do ano passado. Durante 18 meses, a empresa de Reed Hastings detém os direitos exclusivos de “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa” e só depois vão chegar à Disney+, onde estão os restantes filmes do MCU com exceção dos do Homem-Aranha.

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