[weglot_switcher]

Semana arranca tímida em Wall Street. Dow recua 0,06%

Os três principais índices norte-americanos abriram a sessão desta segunda-feira praticamente inalterados. Redução de produção de petróleo pela OPEP+ e rumo dos juros diretores pesam na mente dos investidores.
5 Junho 2023, 14h44

A semana arranca tímida na praça norte-americana. Os três principais índices de Wall Street abriram a sessão desta segunda-feira na ‘linha d’água’, à medida que os investidores ainda digerem o rally da semana passada, que empurrou o S&P 500 para a sua melhor semana desde março e para o nível mais elevado desde agosto.

Pelas 14h33 (hora de Lisboa), o índice industrial Dow Jones recuava 0,06% para os 33.740,98 pontos. Já o empresarial S&P 500 e o tecnológico Nasdaq avançavam timidamente 0,12% e 0,11%, respetivamente.

A anemia na praça nova-iorquina não está desassociada dos últimos desenvolvimentos da OPEP+. A Arábia Saudita anunciou que iria reduzir a produção de crude em mais de um milhão de barris por dia já a partir de julho. A decisão surge depois de uma reunião dos países produtores de petróleo, em que ficou reafirmada a intenção de cumprir as metas de produção pré-estabelecidas para este ano.

Na sexta-feira, contudo, Wall Street animou ao fim do dia, depois de conhecidos novos dados sobre a criação de empregos nos Estados Unidos, relativos a maio.

No horizonte tamnbém se perspetiva uma pausa na escalada dos juros diretores depois da próxima reunião do banco central. Esse foi, pelo menos, o sinal dado pelo presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell.

Este sentimento indefinido, explica o analista do Millennium Investment Banking Research, Ramiro Loureiro, surge “no dia em que se aguardam pelos dados relativos à atividade terciária nos EUA, com os analistas a estimarem que tenha ocorrido uma aceleração do ritmo de expansão em maio”.

A subida dos preços de petróleo, considera ainda, podem colocar o sector petrolífere “em bom plano”, mas as tecnológicas brilham esta segunda-feira.

Nas praças mundiais, o barril de petróleo brent é agora negociado nos 77,31 dólares; uma valorização de 1,55%, acompanhada pelo texano WTI, neste momento a valer 72,86 dólares.

“No setor tecnológico, a Apple prepara-se para atingir novo máximo histórico, na antecâmara de um aguardado lançamento de um novo headset”, concretiza ainda Loureiro. “A Palo Alto segue animada com a entrada para o S&P 500, para o lugar da Dish, que estava a recuar. Do lado das perdas de notar ainda a Cloudflare, que reage a uma recomendação de venda, e a EPAM Systems, que tomba com o corte de Outlook”, conclui o analista.

Já no mercado cambial o euro desvaloriza face ao dólar e volta a aproximar-se da paridade. A moeda comunitária vale agora 1,06 dólares. Já a moeda do tio Sam valoriza sobre o iene japonês cerca de 0,05%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.