[weglot_switcher]

Semana Europeia da Mobilidade: Sexta-feira é dia de deixar o carro em casa

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, 48 países e 2300 localidades vão aderir à iniciativa europeia, incluindo 56 municípios com 59 localidades portugueses.
15 Setembro 2017, 17h56

A Semana Europeia da Mobilidade começa este sábado, com o tema “mobilidade verde, partilhada e inteligente”. A edição deste ano é a 16ª e visa promover soluções de mobilidade partilhada e incentivar ao uso de meios de transportes mais ecológicos.

A iniciativa vai focar-se no uso de tecnologias de transporte inteligentes, sendo que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) pretende facilitar a partilha de transportes, em vez da posse. “As pessoas são encorajadas a utilizar as opções de mobilidade partilhada disponíveis para se deslocarem nas suas cidades e também para viajarem entre vilas, cidades e áreas suburbanas”, refere a APA, em comunicado.

“As novas tecnologias, através das suas aplicações e plataformas online, contribuem para tornar a mobilidade mais eficiente e, desta forma, economizar dinheiro e ajudar o ambiente”, explica. 48  países e 2300 localidades vão aderir à iniciativa europeia, incluindo 56 municípios com 59 localidades portugueses. A semana termina na próxima sexta-feira, com a comemoração do Dia Europeu Sem Carros.

“Para que o compromisso do município não termine com a Semana, as autoridades locais aderentes devem demonstrar que estão dispostas a investir no futuro e numa nova cultura da mobilidade e, assim, implementar medidas permanentes que representam benefícios reais e duradouros para as cidades ou vilas, medidas essas no âmbito de uma mobilidade sustentável e integradas numa política de transportes urbanos sustentáveis”, acrescenta a APA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.