Semana Europeia da Prevenção de Resíduos impulsiona 155 ações dos associados da LIPOR

Arranca este sábado, 19 de novembro, a Semana dedicada ao resíduos. Entre as muitas ações previstas conta-se o lançamento de um Guia elaborado pela LIPOR sobre a temática dos têxteis, com soluções de redução, reutilização e reciclagem.

Arranca este sábado, 19 de novembro, a edição de 2022 da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que decorre até 27 de novembro com o tema central Têxteis Circulares & Sustentáveis.

Na área de influência da LIPOR, entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos, que compreende os concelhos de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, vão ser dinamizadas 156 ações durante toda a Semana, abrangendo diferentes públicos-alvo.

“Estamos todos incluídos na causa ambiental e a prevenção é absolutamente essencial”, afirma a LIPOR em comunicado, enunciando o vasto leque de entidades participantes, nomeadamente: municípios associados, ONGs, entidades do setor social, empresas como a ANA Aeroportos, Mar Shopping, juntas de freguesia; escolas básicas, profissionais e universidades e cidadãos em nome individual.

Este sábado, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim dinamiza o workshop DIY – Reparação de peças via bordado criativo ou reparação meias com técnica passajar e a 22 de novembro o workshop DIY – Personalização de t-shirt com bolso, gratuito, no qual os participantes aprendem a personalizar uma t-shirt com um bolso de outro tecido. Este workshop é realizado pela “Vintage for a cause” e destinado à Associação de Reformados. Já no dia 26 de novembro, dinamiza, ainda, a sessão “À conversa com… Os desafios da indústria têxtil na prevenção de resíduos”.

A Câmara Municipal de Matosinhos dinamizará uma série de Workshops “Da camisola ao saco”, dia 21 de novembro, “Do algodão ao linho” , dia 22, “Ulisses e o fabuloso destino do lixo”, dia novembro e “Costura Criativa”, dias 25 e 27 de novembro.

Quarta, dia 22 de novembro, a Academia LIPOR promove o Curso “Impacto das Alterações Climáticas na Biodiversidade” que visa promover a partilha do conhecimento no âmbito das alterações climáticas, reconhecer o seu impacto na biodiversidade e sensibilizar para os gestos a ter em conta para contrariar este ciclo.

O Centro Educativo Quinta do Passal do Município de Gondomar dinamizará uma série de iniciativas à disposição de todos, das quais de destacam, no dia 19 de novembro, um Mercado de Trocas em parceria a Let’s Swap.

Durante toda a semana serão dinamizadas as oficinas “Reutilizar com Imagina”, em que as crianças são desafiadas a serem os influenciadores da reutilização, transformando rolhas de cortiça, tampinhas e garrafas de plástico e elementos naturais como ramos de árvores, folhas, casca menor de sobreiro (cortiça), bolotas, entre outros.

A Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho promoverá a iniciativa “Retalhos com Vida”, que tem como objetivo principal, dar uma nova vida a camisas, calças e tecidos doados, transformando-os em aventais, acessórios úteis para guardar pertences, como sacos de tecido, sempre com a intenção de serem doados.

A Escola Básica Quinta do Vieira do Município de Matosinhos promoverá a iniciativa “Planeta + Dar e receber”, onde na zona exterior de acesso à escola, será colocado um armário com prateleiras, onde as pessoas poderão entregar e/ou recolher os artigos têxteis que já não usam ou que necessitem usar.

Durante toda a semana, o MarShopping promoverá “Repair Café”, a Exposição da Compostagem Caseira e uma Campanha de doação de roupas.

“Vista a camisola da causa ambiental, pois durante toda a semana, decorrerá uma Recolha de materiais – Campanha “Dress a Girl”, que tem a missão de vestir meninas (e meninos) de países carenciados, levando-lhes dignidade, proteção e esperança”, diz a LIPOR. Esta campanha de recolha envolverá todas as escolas do concelho, assim como, empresas e juntas de freguesias.

A LIPOR elaborou um Guia sobre a temática dos têxteis, com soluções de redução, reutilização e reciclagem. O guia apresenta a problemática dos têxteis, os impactos da produção e consumo na sustentabilidade, bem como um conjunto de casos de estudo de boas práticas de redução, reutilização e reciclagem implementadas por empresas, associações e municípios a nível nacional.

Em 13 anos de Semana Europeia da Prevenção, a LIPOR contabiliza a dinamização de cerca de 2 800 ações na sua área.

Recomendadas

Presidente da Fundação BNP Paribas: “A filantropia é uma forma de inovação”

O impacto produzido pelo confinamento e a guerra na Ucrânia deram um novo significado à responsabilidade das empresas, diz Isabelle Giordano.

Conheça a importância do financiamento sustentável

Venha descobrir a importância do contexto de proximidade para o financiamento sustentável no dia 28 de novembro às 15h00.

Casa do Impacto tem mais 500 mil euros para startups

Há novidades nesta terceira edição do +PLUS: a alocação de 50% do orçamento do fundo para soluções de impacto ambiental e outros 50% (250 mil euros) para soluções inovadoras de impacto social.
Comentários