Semapa abranda lucros em 22,8% para 112,8 milhões em 2014

A Semapa fechou o ano de 2014 com um lucro de 112,8 milhões de euros, uma queda de 22,8% face ao exercício de 2013, quando os ganhos foram de 146,1 milhões, informou hoje a empresa. Em comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Semapa frisa que, “apesar da conjuntura negativa, […]

A Semapa fechou o ano de 2014 com um lucro de 112,8 milhões de euros, uma queda de 22,8% face ao exercício de 2013, quando os ganhos foram de 146,1 milhões, informou hoje a empresa.

Em comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Semapa frisa que, “apesar da conjuntura negativa, o volume de negócios foi de 1.998,2 milhões de euros, um crescimento de 1,5% relativamente ao ano anterior.

Quanto ao EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), este atingiu 410 milhões de euros, uma queda de 2,6%, enquanto a dívida líquida totalizou 1.111,3 milhões de euros, “o que representou uma diminuição de 174 milhões de euros relativamente ao exercício anterior, após o pagamento de dividendos e a realização de investimentos significativos”.

No que refere ao abrandamento nos lucros, a Semapa lembra, por exemplo, a redução do EBITDA, o aumento das amortizações e perdas por imparidade, no valor de 4,1 milhões de euros, a redução de provisões no valor de 3,7 milhões de euros, resultante essencialmente da libertação de provisões que vieram a revelar-se desnecessárias, e o agravamento em 18,5 milhões de euros dos resultados financeiros líquidos face a idêntico período.

Já em matéria de perspetivas futuras, o grupo destaca que as projeções relativas ao crescimento económico mundial para os próximos dois anos “continuam a ser alvo de revisões em baixa, sendo expectável ritmos de crescimentos diferenciados entre os vários blocos económicos”.

“A instabilidade geopolítica existente nalgumas geografias, assim como a evolução recente dos preços das matérias-primas, poderão ter um impacto negativo nos níveis de crescimento de algumas potências económicas emergentes”, alerta.

A Semapa é responsável pela gestão indireta de participações em três áreas de negócio: papel e pasta de papel (através da participação no Grupo Portucel), cimentos e derivados (participações no Grupo Secil) e ambiente (participação no Grupo ETSA).

OJE/Lusa

Recomendadas

“IVA zero? Preferia fortalecer as medidas de apoio às famílias mais carenciadas”, sublinha ex-ministro das Finanças

Em entrevista à “Antena 1” e “Jornal de Negócios”, João Leão defendeu um fortalecimento das medidas de apoio às famílias mais vulneráveis e considerou que ao longo deste ano vai existir uma tendência de descida dos preços dos bens alimentares pela redução dos preços da energia.

Para onde vai o dinheiro dos impostos?

A maioria dos impostos é entregue para proteção social e saúde, enquanto a defesa, desporto, cultura e religião recebem a menor parte.

FMI aprova 14,4 mil milhões para a Ucrânia, primeiro financiamento do género a um país em guerra

A decisão abre caminho ao desembolso imediato de uma tranche de 2,5 mil milhões de euros a Kiev, com a contrapartida da realização de reformas ambiciosas, sobretudo no sector de energia.