Sentimento económico na UE e zona euro aumentou pela primeira vez desde fevereiro (com áudio)

Por sua vez, o indicador de expectativas de emprego (EEI) aumentou (+1,4 pontos para 106,3 na UE e +2,0 pontos para 107,4 na área do euro) em novembro.

Em novembro, o indicador do sentimento económico aumentou pela primeira vez desde fevereiro — mês em que começou a guerra na Ucrânia — tanto na União Europeia (+1,0 ponto para 92,2) como na zona euro (+1,0 ponto para 93,7), segundo dados divulgados esta terça-feira pela Comissão Europeia.

No mês anterior, o sentimento económico havia recuado para novos mínimos de 92,5 pontos na zona euro e de 90,9 na UE. A mudança fica a dever-se, justifica o comunicado da Comissão, a uma recuperação na confiança do consumidor que compensou uma nova deterioração da confiança da indústria.

Por sua vez, o indicador de expectativas de emprego (EEI) aumentou (+1,4 pontos para 106,3 na UE e +2,0 pontos para 107,4 na área do euro) em novembro.

Considerando as maiores economias europeias, o sentimento económico aumentou fortemente na Itália (+4,1 pontos) e, em menor medida, Países Baixos (+1,2) e Alemanha (+1,1), enquanto desacelerou em Espanha (-1,7) e França (-1,6).O sentimento na Polónia manteve-se praticamente estável (+0,3).

Recomendadas

Dois terços dos municípios aplicam derrama de IRC sendo 127 com taxa máxima

Dois terços dos municípios portugueses vão cobrar derrama de IRC às empresas instaladas nos seus concelhos, havendo 127 que aplicarão o valor máximo de 1,5%, segundo a tabela de taxas agora divulgada pelo fisco.

Governo aprova extinção do fundo de pensões da Caixa

A extinção do fundos de pensões da CGD já está aprovada. Os beneficiários não serão, contudo, prejudicados, já que as responsabilidades passam para a CGA.

Reformas antecipadas de pessoas com deficiência vão ter condições mais favoráveis

O Governo aprovou esta tarde as regras do regime mais favorável de antecipação da idade da reforma para as pessoas com deficiência. Nestes casos, não são aplicados cortes.
Comentários