Ser sustentável é bom para o negócio? Saiba aqui

O aumento da consciência ecológica dos consumidores trouxe consigo uma técnica de marketing conhecida como “greenwashing”, à luz da qual uma empresa consegue afirmar que cumpre “determinadas” metas de proteção do ambiente ou que tem um “determinado” desempenho ambiental, não o fazendo na verdade. 

A DECO lança hoje uma campanha sobre o greenwashing e a existência de alegações ambientais que podem ser enganosas com o objetivo de capacitar os consumidores para a escolha de produtos mais sustentáveis.  

Comecemos por perceber o conceito de greenwashing: 

Ecológico, Biodegradável, Amigo do Ambiente, … O que têm de comum estas expressões? Talvez muito pouco. Na verdade, são argumentos publicitários que procuram a atrair a atenção do consumidor, sobretudo daquele que tem maiores preocupações ambientais, na hora de fazer as suas compras, mas que não apresentam nenhuma prova ou evidência sobre a sustentabilidade do produto ou da empresa em questão.  Portanto, numa altura em que 57% dos consumidores da União Europeia estão recetivos a alegações ambientais no momento de escolher e comprar, para algumas empresas mostrar-se verde, tornou-se bom para o negócio. 

O aumento da consciência ecológica dos consumidores trouxe, então, consigo uma técnica de marketing conhecida como “greenwashing”, à luz da qual uma empresa consegue afirmar que cumpre “determinadas” metas de proteção do ambiente ou que tem um “determinado” desempenho ambiental, não o fazendo na verdade. 

Infelizmente, a proliferação de tais alegações no mercado, sendo uma elevada percentagem das mesmas não fundamentada, conduz a uma situação confusa em que a maioria dos consumidores tem dificuldade em compreender quais os produtos que são verdadeiramente amigos do ambiente. 

Assim, a DECO quer informar e despertar todos os consumidores para o que é greenwashing, também conhecido como ecobranqueamento, como funciona e como deve ser combatido. A campanha faz também o aviso às empresas “Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são” procurando evitar que os consumidores gastem o seu dinheiro em escolhas branqueadas de falsas alegações, potenciando o seu conhecimento sobre as escolhas verdadeiramente sustentáveis.  

Siga a nossa campanha sobre o greenwashing e veja o nosso vídeo.  Queremos ajudá-lo a separar o trigo do joio!  

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO. 

Recomendadas

CRC do Banco de Portugal. Afinal, de que se trata?

A Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) é uma base de dados gerida pelo Banco de Portugal que contém informação prestada pelas entidades participantes (instituições que concedem crédito) sobre os créditos concedidos aos seus clientes.

É jovem e quer abrir a sua primeira conta bancária? Saiba aqui algumas dicas

Hoje pode optar por abrir conta sem sair de casa e com garantia de segurança. Quase todos os bancos oferecem um conjunto de serviços através de aplicações que poderá utilizar para consulta e efetuar transações.

80% dos que se despediram em 2022 arrependem-se da decisão, aponta estudo

O fenómeno que ficou conhecido como ‘a grande demissão’ resultou num grande arrependimento. 80% dos trabalhadores que largaram os seus empregos no ano passado gostaria de voltar atrás na decisão, revela um estudo da Paychex.
Comentários