[weglot_switcher]

“Será diferente”. Começa a convenção nacional democrata em modo virtual

Celebridades e artistas como Common, Billie Eilish e John Legend vão marcar presença na convenção democrata, mas também o casal Clinton e os Obama
17 Agosto 2020, 11h58

A convenção nacional do Partido Democrata começa esta segunda-feira, 17 de agosto, um evento que foi completamente remodelado devido à pandemia.

“Não há dúvida sobre isto – será diferente”, frisou Tom Perez, o presidente do Comité Nacional Democrata (DNC), citado pelo “The Guardian”. A programação virtual “Convenção pela América” foi reduzida a apenas duas horas todas as noites, das 21h00 às 23h00 (horário do leste dos Estados Unidos), quando originalmente o plano dos democratas seria estar em Milwaukee, Wisconsin, em meados de julho.

A campanha virtual deverá durar quatro dias e o primeiro dia do evento, hoje, deverá contar com a presença do ex-governador republicano de Ohio, John Kasich e senador socialista democrático de Vermont, Bernie Sanders. No evento, Joe Biden deverá fazer formalizar a candidatura presidencial pelo partido democrata e fazer o discurso mais importante da sua carreira.

Por sua vez, Kamala Harris fará um discurso à nação na quarta-feira, 19 de agosto, no dia em que os americanos celebram  100 anos da ratificação da 19ª Emenda, que garantiu às mulheres americanas o direito de voto. Entre os convidados da convenção nacional democrata estão o casal Clinton e os Obama, assim como celebridades e artistas como Common, Billie Eilish e John Legend.

O evento também será marcado por uma homenagem ao falecido líder dos direitos civis e congressista John Lewis, mas também pela presença de  professores, operários, profissionais de saúde e empresários a quem lhes foi solicitado que partilhassem as suas histórias com o intuito de enfatizar o impacto do fracasso de Donald Trump em conter o pandemia na classe trabalhadora americana.

Segundo o jornal britânico, Joe Biden entra na fase final da campanha numa posição forte, embora os democratas estejam a preparar-se para uma forte disputa. O democrata lidera Donald Trump com uma ampla margem. Uma sondagem da “NBC News” e “Wall Street Journal”, divulgada no domingo, apontou que Joe Biden tem uma vantagem de nove pontos sobre o presidente americano, com mais de 60% dos americanos a considerar que a resposta do governo dos EUA à pandemia não foi bem-sucedida.

De acordo com a pesquisa da “NBC News” e “Wall Street Journal”, Joe Biden detém uma grande vantagem sobre Donald Trump em quase todas as questões, exceto na economia, em que os eleitores dizem ser uma prioridade nesta eleição.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.