[weglot_switcher]

Será esta a primeira empresa a valer um trilião de dólares?

Está avaliada em 424 mil milhões de dólares mas alguns analistas acreditam que pode atingir um trilião de dólares, antes da Google, da Microsoft e da Apple.
  • Noah Berger / Reuters
3 Abril 2017, 18h13

A Amazon, aquela empresa que tem tudo o que pode alguma vez desejar, tem uma grande comunidade de fãs. Entre eles está Ross Sandler, um analista que prevê que a multinacional de comércio eletrónico possa ser a primeira empresa a alcançar uma valorização de mercado de um trilhão de dólares (sim, são mesmo 18 zeros), segundo a CBS News.

Sandler não tem um cronograma para quando a empresa com sede em Seattle pode alcançar este marco, mas esse “pormenor” é apenas uma tecnicalidade: “É apenas uma questão de quando, e não uma questão de “se”, na nossa opinião”.

A Amazon está com uma avaliação de 424 mil milhões de dólares, ficando atrás apenas de algumas empresas como a Microsoft (511 mil milhões de dólares) a Google (580 mil milhões) e a Apple, cuja avaliação chega aos 750 mil milhões de dólares.

O analista colocou uma meta de 52 semanas no preço das ações da Amazon, de 1,120 dólares, bem acima da previsão consensual dos analistas de 948,61 dólares. Na passada sexta-feira, as ações fecharam com uma valorização de 886,54 dólares, como escreve a CBS News.

As razões pelo otimismo de Ross Sandler e dos fãs da Amazon são muitas. Uma delas é a crescente popularidade dos serviços de armazenamento na nuvem com a Amazon Web Services (AWS), o crescimento das compras online e a contínua popularidade das ofertas da Amazon Prime. Sandler também argumenta que a Amazon está a beneficiar das tendências da evolução tecnológica e de inteligência artificial.

A AWS, em particular, tem chamado a atenção de Wall Street. O resultado operacional desta divisão mais do que duplicou em 2016: passou de 1,5 mil milhões de dólares para 3,1 mil milhões, enquanto que as receitas subiram mais de 55%, para 12,2 mil milhões. Sandler tem expectativas de que as vendas da AWS cheguem aos 16,8 mil milhões de dólares este ano e 22,3 mil milhões no próximo ano.

“Achamos que a AWS é verdadeiramente uma das plataformas informáticas mais revolucionárias das últimas décadas, e está ainda na “adolescência”, escreveu Sandler, que acha que muitos analistas estão a subestimar o potencial de crescimento deste negócio, acrescentando que “o desempenho da AWS, juntamente com a estabilização nas margens de retalho, são suficientes para aumentar as ações em 30% ou mais, nos próximos 24 meses”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.