[weglot_switcher]

Será este o novo protótipo da Audi?

A Audi libertou alguns desenhos do que poderá ser o seu novo protótipo e-tron. Haverá novidades em Xangai?
18 Abril 2017, 09h13

A Audi revelou alguns desenhos do que será o seu novo concept e-tron, alimentando os rumores que um novo protótipo da marca dos quatro anéis poderá estar para breve. Além de deixar antever alterações radicais ao desenho dos Audi do futuro, o facto de o modelo nelas representado ostentar a insígnia e-tron poderá ser indicador do que estará debaixo do capot. Das cinco imagens dadas a conhecer, duas são já renderizações computorizadas, o que só acontece nas derradeiras fases de desenvolvimento, o que poderá indicar que um concept em tamanho real poderá ser revelado em breve. O Salão de Xangai é uma hipótese, mas, dada a sua proximidade, apostamos mais em que as novidades, a existirem, deverão ser dadas a conhecer apenas no Salão de Frankfurt, em setembro.

As linhas do veículo representado nas imagens distanciam-se do que tem sido a evolução dos modelos Audi no passado e a ênfase colocado na zona das cavas das rodas abre portas para a interpretação de que o sistema de tração integral quattro seja usado por este protótipo. Da mesma forma, merecem destaque as laterais com linhas agressivas e a assinatura luminosa da traseira.

A frente assemelha-se à do R8, com os faróis afilados, que deverão utilizar tecnologia LED ou laser, a emoldurarem a grelha sólida, com apenas duas entradas de ar laterais, mais um indicador de que este protótipo não montará um motor térmico, pelo menos não como meio principal de locomoção. Tal estará em linha com as notícias de que o Grupo Volkswagen está a potenciar o desenvolvimento de tecnologias alternativas de locomoção, fomentando a possibilidade de este e-tron ir além dos híbridos plug-in atualmente no mercado, estreando talvez uma motorização totalmente elétrica.

Caso estes desenhos saiam do papel para um protótipo real, este poderá ser apenas um estudo de design ou o prenúncio de um novo modelo de baixas emissões da marca de Ingolstadt. Mas a existência de sensores de estacionamento (algo que não é habitual verse em protótipos “puros”) pode ser indicador de que este concept da Audi possa passar à produção.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.