[weglot_switcher]

Será o fim anunciado dos cartões bancários? Pagamentos móveis vieram para ficar

Também os bancos estão a sofrer uma revolução tecnológica, com o intuito de chamar mais clientes e de se manterem na “onda” da modernização. Em Espanha já é possível levantar dinheiro através do telemóvel.
11 Abril 2017, 19h30

Há muito tempo que os cartões bancários como os conhecemos estão a tornar-se menos necessários para pagar em lojas, tudo graças às novas tecnologias. O Santander tem reagido à ameaça de startups ‘fintech’ (contração das palavras de finanças e tecnologia em inglês). As startups já oferecem produtos ou serviços aos seus clientes com rapidez e facilidade, o que está a provocar uma mudança nos serviços.

Os pagamentos móveis são a estrela do mundo ‘fintech’, com inúmeras aplicações, para Android, IOS, PayPal, Twyp, Stripe, Bindo, Carspring, Razorpay, ou Pount Square. São tantas aplicações que os bancos aperceberam-se de que não conseguem ganhar esta guerra por conta própria.

O banco Santander é, desde 6 de abril, a primeira entidade que permite levantar dinheiro do multibanco com os dois principais sistemas operativos (Android e IOS), conta o El País. Esta funcionalidade está ainda só disponível em 1,850 caixas multibanco espanholas, mas espera-se que esse número aumente para 2,3 mil até ao final do ano.

“Todos os esforços são poucos para atrair novos clientes. Num mundo de alta velocidade, temos de responder em tempo real: todos os bancos, incluindo o Santander, estão a tornar-se em empresas de tecnologia “disse, Ana Botín, presidente do Totta. A presidente do banco espanhol anunciou na passada sexta-feira que vão ser investidos 1,9 milhões de euros por ano em tecnologia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.