[weglot_switcher]

Sérgio Monteiro passou a consultor externo no dia 1 de março

O contrato de Sérgio Monteiro como Project Management Officer da venda do Novo Banco caducou no dia 28 de fevereiro. Como o processo de venda passou a ser liderado pelo Governo, tal como o Jornal Económico deu em primeira-mão, o contrato não foi renovado.
8 Março 2017, 18h32

O contrato de Sérgio Monteiro como PMO (Project Management Officer) do projeto caducou no dia 28 de fevereiro, e como o processo de venda do Novo Banco passou a ser liderado pelo Ministério das Finanças, tal como o Jornal Económico deu em primeira-mão na edição de sexta-feira passada, o dito contrato não foi renovado.

No entanto, como o Novo Banco ainda não foi vendido efectivamente aos norte-americanos do Lone Star, Sérgio Monteiro vai manter-se como consultor externo do Fundo de Resolução, confirmou o Jornal Económico junto de fontes próximas do processo. Esta consultoria irá manter-se até ao closing da venda do banco de transição.

O processo de venda do Novo Banco deverá ser concluído este mês, estando no entanto dependente das instituições europeias a autorização para que 25% do banco fique temporariamente nas mãos de uma entidade pública. Há a forte possibilidade de ser o Fundo de Resolução essa entidade se houver autorizações europeias para contornar os impedimentos legislativos. Mas também pode ser um outro veículo.

O prazo da venda do Novo Banco durante o mês de março é meramente informal, e não passa de uma previsão e de um objetivo. Mas há uma clara intenção das partes envolvidas de fechar a venda do Novo Banco até ao fim deste mês. Sérgio Monteiro conseguiu assim o objetivo para que foi contratado: encontrar um comprador para o Novo Banco.

O ex- secretário de Estado as Infraestruturas, Transportes e Comunicações do governo anterior foi contratado pelo  Fundo de Resolução em articulação com a Associação Portuguesa de Bancos no dia 29 de outubro de 2015. Na altura foi alvo de críticas políticas por causa do elevado salário, que segundo a imprensa seria de 30 mil euros por mês. Esta nova função têm uma remuneração inferior, garantiram as nossas fontes.

“Tendo em consideração a complexidade e os desafios associados ao processo da venda do Novo Banco, foi identificada a necessidade de encontrar um responsável de reconhecido mérito e elevada experiência em operações desta natureza que pudesse assegurar a coordenação e gestão de toda a operação, incluindo o acompanhamento do programa de transformação a implementar pelo Novo Banco, que é condição essencial para a sua venda”, disse na altura o Banco de Portugal  enquanto Autoridade de Resolução.

“Sérgio Monteiro assumiu a responsabilidade de PMO (Project Management Officer) do projeto”, refere ainda o mesmo comunicado

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra,  Sérgio Monteiro é pós-graduado em Ciências Empresariais pela mesma Faculdade e possui o Curso de Especialização em Finanças do ISCTE.

Exerceu diversos cargos de direção na área da banca e transportes e mantém o vínculo à sua entidade laboral, o Caixa – Banco de Investimento, integrante do Grupo Caixa Geral de Depósitos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.