A pandemia obrigou a suspender a “festa” durante três anos. Mas em 2023, no primeiro fim de semana de junho, o Serralves em Festa regressa para a 17ª edição, para celebrar diferentes expressões artísticas – daa dança ao cinema, da música à performance, passando pelas artes circenses. Tudo com entrada gratuita.

De 2 a 4 de junho, o Serralves em Festa vai estar dentro de portas, mas as “hostilidades” começam logo no dia 1 de junho na baixa do Porto, e dissemina-se por diversas zonas da Invicta – Cordoaria, Praça dos Leões, Praça Carlos Alberto e Igreja da Lapa – e também por Vila Nova de Gaia, em particular pelo Jardim do Morro.

Passando à programação musical, o destaque de Rui Costa, programador do evento, vão para a banda 808 State & Michael England, pioneiros do acid house, cujo primeiro álbum, “Newbuild” (1988), é considerado “um marco na eletrónica britânica e referência para nomes como Aphex Twin e Autechre”. Isto sem esquecer nomes como Mouse on Mars, BCUC, Oren Ambarchi & João Pais Filipe, Rui Reininho e o norte-americano Sarathy Korwar.

Na área das artes performativas, destaque para “FIQ! (Réveille-toi)”, o espetáculo de circo contemporâneo acrobático que o coletivo Tânger traz a Serralves e que tem como convidada a acrobata e dramaturga Maroussia Diaz Verbêke.

Na vertente de dança contemporânea, Michiel Vandevelde apresenta “The Goldberg Variations”, espetáculo em que se faz acompanhar por Audrey Merilus e Oskar Stalpaert, numa reflexão em torno da dança atual e do estado da democracia. A coreógrafa e bailarina portuguesa Vera Mantero, Elisabete Francisca e Maria Tengner Barros, protagonizam a criação conjunta a que chamaram “Aqui, Agora, Neste Momento”, enquanto o coreógrafo brasileiro Marcelo Evelin traz à Festa de Serralves a performance “A Barricada”.

Da programação para as famílias e crianças, destaque para o espetáculo da companhia Bucraá Circus, “El Gran Final”, uma tragicomédia que parte do reencontro de dois palhaços, que não se viam há muitos anos, na sequência da eclosão de uma guerra civil. E ainda “Gnoma”, um espetáculo de marionetas sobre os desafios que se colocam à amizade e tolerância, e às novas estruturas familiares.

Para as deslocações até Serralves, a STCP assegura ligações contínuas em autocarro, mesmo durante as madrugadas de sábado (03 junho) e domingo (04 junho). E para acompanhar as atualizações da programação, consulte aqui a página do Serralves em Festa.