Serviço Educativo da ATEF / O valor das parcerias…

Na última década, a Associação Teatro Experimental do Funchal, tem vindo a crescer e a celebrar diversos protocolos de cooperação, com valor técnico e artístico, acrescido nas produções da sua temporada artística.

Na última década, a Associação Teatro Experimental do Funchal, tem vindo a crescer e a celebrar diversos protocolos de cooperação, com valor técnico e artístico, acrescido nas  produções da sua temporada artística. São disso exemplo, o protocolo existente entre a ATEF e a Secretaria Regional de Educação / Direção Regional de Educação ou mesmo entre a ATEF e o Estabelecimento Prisional do Funchal (este, atualmente inativo).

Desde janeiro de 2016, outro protocolo foi celebrado, entre ATEF e a Universidade da Madeira perspetivando a inserção de alunos e ex-alunos do curso de Artes Visuais, nos processos de criação cenográfica, figurinos, adereços, montagem/ operação técnica e mesmo como atores. De abril de 2016 até à presente data, já integraram esta parceria, 06 alunos do curso de Artes Visuais, em 05 produções de teatro de variados géneros.

No mais recente projeto teatral da ATEF, A CIGARRA E A FORMIGA,  em estreia no dia 18 de novembro e, em cena, até 27 de janeiro de 2018, duas colaboradoras – Joana Freire e  Maria João Soares, recentemente licenciadas no Curso de Artes Visuais / UMa, assumiram o processo criativo e executivo do cenário, figurinos e adereços, orientadas e acompanhadas pelo, também colaborador da ATEF, Paulo Sérgio BEJu, docente e artista visual.

Embora não sendo parceria, o Instituto do Emprego da Madeira (IEM) têm tido importante papel enquanto veículo de contratação de trabalhadores com perfil técnico e artístico, integrantes das equipas de produção da temporada artística, proporcionando excelentes profissionais, através de diversos programas e estágios profissionais.

Outros contributos podem ocorrer, decorrentes de parcerias com Escolas Secundárias, caso de Nicole Gonçalves,  formanda da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava) que integrou a equipa de produção artística e cultural da ATEF (de abril a julho de 2017) pelo programa de estágio, do curso técnico profissional de  Gestão, daquela escola.

De igual modo, foram estabelecidas parcerias de cooperação com: a Casa de Saúde Câmara Pestana e com a Associação OLHO-TE., proporcionando, a utentes destas instituições, uma participação ativa na animação sociocultural da 43ª Feira do Livro (em maio e junho de 2017), levada a efeito pela ATEF. Neste tipo de participação, como intervenção sociocultural, e ainda na 43ª Feira do Livro, foram integrados, também, profissionais ligados à tradução e ao ensino da Língua Gestual Portuguesa, num evento designado “A vida é o momento”, e outros professores, alunos e artistas. Este evento e o anteriormente citado, tiveram como mais valia a afluência do público da comunidade surda que normalmente não acede a eventos ou atividades culturais.

Mais recentemente, a ATEF (serviço educativo), assumiu também uma parceria com o serviço educativo do Teatro Municipal BALTAZAR JUNIOR, criando e desenvolvendo 04 oficinas temáticas temporárias naquele espaço e no Cine Teatro Stº António, para o público escolar e para outros interessados. Estas oficinas, de caráter temporário, programadas para a presente temporada, têm como objetivo a coordenação e rentabilização de conteúdos de interesse comum, destinados a um público que, concertadamente, pretendemos formar e gerir com melhor eficiência e eficácia, utilizando os dois espaços culturais que são – O TM Baltazar Dias e o Cine Teatro Stº António. A designar:

Oficina “Construir a personagem” / 20 novembro / 10h00 e 15h00 /  Teatro Municipal Baltazar Dias

Oficina “Descobrir, sentir e ler  imagens…” / 11 dezembro / 10h00 e 15h00 / Cine Teatro Stº António

Oficina “Encontro c/ Baltazar Dias, o poeta cego”/19 março / 10h00 e 15h00 / Teatro Municipal Baltazar Dias

Oficina ” Os sons e a música no Teatro”/ 30 abril / 10h00 e 15h00 /  Cine Teatro Stº António.

Os protocolos de parceria institucional, a celebrar entre a ATEF e as escolas de formação profissional, a médio e longo prazo, serão a próxima meta da ATEF.

Recomendadas

PSD/Açores disponível para novo modelo de financiamento dos bombeiros

O deputado regional social-democrata Luís Soares considerou necessário “saber como funcionam os mecanismos de acesso aos fundos comunitários, mantendo uma porta direta pelos bombeiros, em vez das candidaturas serem elegíveis somente através das câmaras municipais”.

Madeira: Vacinação contra a Covid-19 passa a ser sazonal e decorre em simultâneo com a vacinação contra a gripe

Estas duas vacinas sazonais, contra a gripe e contra a Covid-19, podem ser administradas no mesmo momento, “sendo consensual que a vacinação é segura e igualmente eficaz”, indica a  Direção Regional de Saúde.
Comentários