[weglot_switcher]

Serviço Social e Comunicação entre os cursos com mais desempregados

A fraca empregabilidade destes cursos sobressai nos dados do Infocursos relativos aos anos anteriores e repete-se, uma vez mais, este ano.
7 Julho 2019, 00h01

As licenciaturas em Serviço Social e Comunicação Social ou Ciências da Comunicação e, de forma geral, outras licenciaturas da área das Ciências Sociais e Humanas como Psicologia, estão entre as que apresentam mais desemprego, segundo os dados do portal Infocursos disponível desde este domingo, 7 de julho, em http://infocursos.pt/.

A taxa de desemprego é uma média apurada com base no número de diplomados inscritos no IEFP entre os anos letivos de 2013/14 e 2016/17. Não é tido em conta, por exemplo, se o recém diplomado está a trabalhar fora da sua área de estudo.

Tanto quanto nos foi dado analisar, fogem à norma as licenciaturas em Ciências da Comunicação da Universidade NOVA de Lisboa – que em 360 diplomados registava  uma média de apenas 11 recém diplomados registados nos centros do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) – e  a licenciatura em Comunicação Social e Cultural da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica em Lisboa, que num grupo de 399 diplomados apresentava uma taxa de 3,6% inscritos. Também o ISCSP, da Universidade de Lisboa, registava um excelente desempenho: quatro inscritos nos centros de empregos entre os 211 diplomados.

Em contrapartida, os cursos de Engenharia são, de um modo geral, os que apresentam melhores taxas de empregabilidade. Por instituições, o destaque vai para o  Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, que é o que tem mais cursos com zero inscritos nos centros do IEFP. Não é, no entanto, caso único, como caso único não são os cursos de Engenharia sem desempregados.

Segundo os dados disponibilizado pelo Infocursos, portal da Direção geral de Estatísticas da Educação e Ciência, o desemprego toca por norma recém diplomados com licenciaturas ministradas em politécnicos.

Com 9,7% de taxa de desemprego registada no IEFP, no período em apreço, a licenciatura em Engenharia do Ambiente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu é um exemplo. A mesma licenciatura no Instituto Politécnico da Guarda apresenta uma taxa de 14,9% (média de 5,5 desempregados num universo de 37 diplomados). O mesmo acontece no Politécnico de Beja, com 8 inscritos no IEFP em 55 diplomados.

Estes e muitos outros dados estão disponíveis no Infocursos com dados e estatísticas sobre cursos superiores. O portal visa ser um apoio aos estudantes nas escolhas no acesso ao ensino superior. Na edição de 2019, além de atualizar a informação sobre licenciaturas e mestrados integrados, disponibiliza também informação sobre os cursos de Técnico Superior Profissional (TeSP) e de mestrado 2.º ciclo. Aí o candidato ao ensino superior encontrará dados sobre 4100 cursos ministrados em 116 instituições de ensino superior.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.