O volume de negócios nos serviços foi de 19,4% em dezembro, uma subida de 6,8 pontos percentuais (p.p.) face ao registado novembro, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A nota publicada hoje pelo INE indica que, no quarto trimestre do ano passado, o índice teve um crescimento de 16,1%, tendo sido 23,6% no trimestre anterior.
De acordo com o INE, excluindo atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares, todas as secções registaram um crescimento das taxas de variação homólogas em relação ao mês anterior. O “comércio por grosso, comércio e reparação de veículos automóveis e motociclos, acelerou para uma variação homóloga de 19,1%, mais 8,9 p.p. face a novembro, originando o maior contributo (10,8 p.p.) para a variação total”, é detalhado no boletim publicado hoje, que acrescenta que “o Comércio por grosso cresceu 19,5% (11,7% no período precedente) e o Comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos acelerou 12,5 p.p., para uma variação de 17,5% no mês em análise”.
Quanto ao alojamento, restauração e similares, o INE dá conta de um crescimento de 31,9% (16,8% no período anterior), o que teve um peso de 2,7 p.p. no índice.
Em dezembro, o alojamento aumentou 79,0% (42,8% em novembro) e a restauração e similares cresceram 18,8%, tendo sido de 8,5% no mês anterior.