O Serviço Regional de Saúde da Madeira (SESARAM) chegou a acordo com os sindicatos dos enfermeiros para o pagamento faseado dos retroativos associados aos acréscimos remuneratórios.

“Os termos propostos para o pagamento faseado a ocorrer em setembro de 2023 (25%), em março de 2024 (25%), em setembro de 2024 (25%) e em março de 2025 (25%), foram aceites por unanimidade pelos quatro sindicatos: Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR), Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira (SERAM), Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) e pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE)”, referiu o serviço de saúde.

O decreto que regula estes acréscimos remuneratórios estabelece também entre outras, “regras excecionais de atribuição de quatro pontos por cada um dos biénios de 2019/2020 e 2021/2022, em reconhecimento do esforço, dedicação e abnegação dos trabalhadores durante a pandemia da Covid-19, e cria regras específicas para a progressão na carreira destes profissionais”, esclareceu o SESARAM.

O serviço de saúde acrescentou que para “efeitos de execução está em curso o processo automatizado de notificação de pontos”.

O acordo alcançado entre os enfermeiros com o SESARAM estendeu-se também aos técnicos de diagnóstico e terapêutica e com os médicos.