SESARAM tem capacidade para mais de dois mil testes diários à covid-19

O líder do executivo madeirense esclareceu que nesta altura a região tem uma testagem média de 76 mil testes por 100 mil habitantes, enquanto que no território continente esse número situa-se em 47 mil 960 testes por 100 mil habitantes, em resposta às críticas de que a região testa pouco ao covid-19.

O laboratório do Serviço Regional de Saúde tem uma capacidade para mais de dois mil testes diários ao covid-19, disse Miguel Albuquerque, presidente do Governo da Madeira. O governante lembrou que no início da pandemia essa capacidade diária era de 50 testes.

O líder do executivo disse ainda que a região tem uma testagem média de 76 mil testes por 100 mil habitantes, enquanto que no território continente esse número situa-se em 47 mil 960 testes por 100 mil habitantes, em resposta às críticas de que a região testa pouco ao covid-19.

Já no que diz respeito à dupla testagem, onde por exemplo residentes e emigrantes são obrigados a fazer um segundo testes ao covid-19 entre o 5º e 7º dia a contar desde o desembarque na região, desde 2 de dezembro já foram agendados 6.011 testes e realizados 3.779.

Os laboratórios no território continental, que estabeleceram protocolos com o Governo Regional, que assegura testes gratuitos ao covid-19, já foram realizados 46.513 testes, sendo que 252 tiveram resultado positivo.

Hospital pode dobrar capacidade de camas em 24 horas

O governante disse ainda que nesta altura o hospital da Madeira tem uma capacidade instalada de 65 camas, sendo que 20 estão ocupadas, enquanto que a outra unidade para doentes covid-19 tem 25 camas sendo que 10 estão ocupadas.

“Ambas estas áreas autónomas, dedicadas ao covid-19, podem duplicar a capacidade de camas, em 24 horas se necessário”, esclareceu Albuquerque.

Recomendadas

Orçamento do Funchal para 2023 aprovado por maioria na Assembleia Municipal

A proposta de Orçamento da Câmara Municipal do Funchal para 2023 foi aprovada com os votos a favor dos 25 deputados da coligação PSD/CDS-PP, contando com os votos contra do PS (nove deputados), BE (três), PAN (um), MPT (um) e CDU (um).

O que é o spread no crédito à habitação e como saber se está adequado? Saiba aqui

Para quem contratou crédito à habitação há mais de dez anos é possível que esteja a pagar um spread elevado, se comparado com o atualmente praticado no mercado. Atualmente há ofertas bancárias com spreads abaixo de 1% no crédito à habitação, com bancos a oferecer spreads de 0,85%.

Madeira: Secretário das Finanças apresenta Orçamento Regional na Comissão de Economia, Finanças e Turismo

“São mantidas as reduções do IRC e da Derrama, havendo ainda a previsão de manter a intervenção na fixação dos preços dos combustíveis, à semelhança do que está a ser feito este ano”, apontou Rogério Gouveia.
Comentários