Sete ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido a vento e agitação marítima

Nas ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo), o aviso amarelo relativo à agitação marítima, com “ondas de oeste, passando a noroeste”, vigora entre as 21:00 locais (22:00 em Lisboa) de domingo e as 09:00 de segunda-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as ilhas dos grupos central e ocidental dos Açores sob aviso amarelo, devido à previsão de vento forte e agitação marítima, a partir das 21:00 de domingo.

“A aproximação e passagem de uma depressão, com um sistema frontal associado, provocará um agravamento do estado do tempo especialmente nas ilhas dos grupos ocidental e central”, avançou o IPMA, em comunicado de imprensa.

Nas ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo), o aviso amarelo relativo à agitação marítima, com “ondas de oeste, passando a noroeste”, vigora entre as 21:00 locais (22:00 em Lisboa) de domingo e as 09:00 de segunda-feira.

O aviso amarelo relativo ao vento, que terá “direção de sudoeste, rodando para noroeste”, decorre entre as 21:00 de domingo e as 06:00 de segunda.

Já no grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), o aviso amarelo referente ao vento, que terá igualmente “direção de sudoeste, rodando para noroeste”, é válido entre as 21:00 de domingo e as 09:00 de segunda-feira.

Nestas cinco ilhas, há ainda um aviso amarelo relativo à agitação marítima, com “ondas de sudoeste, passando a noroeste”, entre as 00:00 e as 12:00 de segunda-feira.

O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica

Recomendadas

Pipoca Mais Doce, Wuant e Bumba na Fofinha são os ‘influencers’ mais conhecidos em Portugal

As conclusões são de um estudo de figuras públicas e digital influencers em Portugal. Ao comparar com a edição do ano passado deste estudo, o youtuber Wuant sobe uma posição e ultrapassa Bumba na Fofinha no top três de influencers digitais com maior notoriedade espontânea. 

Segurança. Costa salienta que Portugal continua a ser um dos países mais seguros do mundo

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que Portugal continua a ser um dos países mais seguros do mundo e que o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) 2021 indica que a criminalidade participada se mantém em níveis historicamente baixos.

Monkeypox. “É pouco provável que origine um surto de elevadas proporções”, diz especialista

Apesar da pequena dimensão esperada dos surtos de Monkeypox, a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública defendeu ao Jornal Económico que se deve manter “uma vigilância apertada dos sinais e sintomas para minimizarem a possibilidade de continuar a transmissão de casos”.
Comentários