[weglot_switcher]

Setembro é mês de saúde e bem-estar no Museu do Oriente

O Museu do Oriente preparou um programa com três atividades focadas na saúde e bem-estar: um curso de oito semanas sobre mindfulness, um workshop online dedicado ao Hatha Yoga e ao Yoga Nidra, e outro que explica os benefícios do ayurveda.
3 Setembro 2021, 18h00

O convite para alinhar o corpo e a mente com os ritmos da natureza é feito através do workshop “Yoga” para o outono. Uma sessão que se realiza a 18 de setembro, sábado, e que integra práticas de hatha yoga e yoga nidra, direcionadas para a estação mais nostálgica do ano, de forma a melhor acolher a sua chegada e a perceber como adaptar o corpo e a mente para o regresso ao trabalho.

Da mesma forma que os animais e as plantas se adaptam às estações do ano, os seres humanos também têm essa necessidade. O outono é uma estação que incentiva a libertação de tudo aquilo que já não serve e que prepara para o recolhimento e interiorização do final do ano. O yoga é uma prática ajuda a alcançá-lo.

No dia 18 de setembro, de manhã, também se realiza o workshop “Plantas Medicinais do Ayurveda”, que conta com o apoio da Embaixada da Índia e que vai dar a conhecer melhor estas plantas e os conceitos que lhes estão associados, como sabor, qualidade e potência.

Esta sessão levará os participantes numa viagem no tempo até o século XVI, tendo como cenário a Índia, e convida a revisitar a obra do naturalista Garcia de Orta, à luz do texto ayurvédico “Bhāvaprakāśa”.

A terceira experiência dedicada à saúde e bem-estar é o curso “Mindfulness Based Stress Reduction“, que ensina os participantes a desenvolverem competências de gestão de comportamentos, emoções e pensamentos. Inclui uma sessão de 1h30 de orientação, a decorrer no dia 21 de setembro, e oito sessões semanais de 2h30m, com início em 28 de setembro, onde se vão desenvolver práticas meditativas, exercícios conscientes suaves baseados no yoga, interações entre o grupo e práticas para desenvolver a consciência. O programa é completado por um retiro de silêncio de seis horas, terminando a 16 de novembro.

Os benefícios do mindfulness consistem na redução da ansiedade e do cansaço. A prática também proporciona uma melhoria a nível de energia, resiliência, qualidade do sono, memória e aumento de concentração e produtividade.

As atividades decorrem online. É necessária inscrição, disponível Aqui

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.