Setor bancário impulsiona PSI20

O grande assunto do dia continua a ser o rescaldo das eleições legislativas de ontem. A ausência de maioria absoluta começa a preocupar alguns dirigentes políticos, considerando os acordos de incidência parlamentar um desafio para os atuais líderes dos partidos com representação na Assembleia da República. Apesar da Comissão Europeia se congratular com a vitória […]

O grande assunto do dia continua a ser o rescaldo das eleições legislativas de ontem. A ausência de maioria absoluta começa a preocupar alguns dirigentes políticos, considerando os acordos de incidência parlamentar um desafio para os atuais líderes dos partidos com representação na Assembleia da República. Apesar da Comissão Europeia se congratular com a vitória do partido responsável por implementar o programa de austeridade em Portugal, o presidente do Eurogrupo mostrou preocupação relativamente à ausência de maioria absoluta no parlamento português. Ainda assim, rejeitou por completo a ideia de que o novo governo deva facilitar o caminho de aperto orçamental para granjear o apoio da oposição.

O mercado de juros de dívida soberana mostrou a tranquilidade dos investidores face ao resultado. Apesar das yields terem estado acima do fecho de sexta-feira passada, negoceiam agora nesse valor. O resultado ontem obtido nas urnas foi ao encontro das expectativas fundamentadas nas últimas sondagens da semana passada, pelo que a surpresa é nula. Acredito contudo que possa existir sensibilidade na evolução desta medida de perceção de risco consoante as conversações para a formação de governo.

A bolsa portuguesa negoceia em alta (3,07%) em linha com as congéneres europeias. O DAX ganha mais de 2,90% e o CAC está acima dos 3,50%. Os movimentos altistas traduzem correções técnicas das quedas observadas nas últimas semanas.

Em Lisboa, o destaque vai para o setor bancário com o BCP, maior banco privado a ganhar mais de 10%, seguindo a tendência do setor na Europa. O anúncio de aumento dos estímulos do BCE está a animar a banca europeia. Nos últimos quatro dias, o título ganhou perto de 40% suportado pelos ganhos técnicos, após as quedas registadas devido ao anúncio da Société Générale relativo à necessidade de um aumento de capital no banco liderado por Nuno Amado.

A Jerónimo Martins regista ganhos, devido à confiança depositada na subsidiária polaca, que deverá apresentar bons resultados, no terceiro trimestre do ano.

A vitória da coligação de direita pode também beneficiar o setor energético, na perspetiva de alívio nos encargos extraordinários do setor para as receitas fiscais.

OJE/X-Trade Brokers

Recomendadas

PremiumMercados somam e seguem

Índices acionistas encerram em alta em novembro, somando segundo ganho mensal consecutivo.

Wall Street encerra semana apenas com Dow Jones a negociar em terreno positivo

Ao final do dia em Wall Street, o Dow Jones soma 0,10% para 34.429,88 pontos, o S&P 500 perde 0,13% para 4.071,45 pontos e o tecnológico Nasdaq desvaloriza 0,18% para 11.461,50 pontos. 

Euro regista ligeira valorização e segue acima de 1,05 dólares

Lisboa, 02 dez 2022 (Lusa) – O euro subiu hoje ligeiramente e mantinha-se a negociar acima de 1,05 dólares, após a divulgação de números melhores do que o previsto sobre a criação de emprego nos Estados Unidos.