Sector das energias impulsiona bolsa portuguesa, que acompanha Europa em alta

Das 17 empresas cotadas no PSI 20, apenas três negoceiam sem variação. As restantes arrancaram em terreno positivo.

O principal índice bolsista português (PSI 20) abriu esta quarta-feira a valorizar 0,80%, para 4.814,30 pontos, seguindo a tendência das principais congéneres europeias.

O momento é de otimismo no Velho Continente. Na Europa, os investidores estão com esperanças para um acordo entre o Partido Democrata e o Partido Republicano, no congresso norte-americano, para um novo pacote de estímulos orçamentais. Ao mesmo tempo, aguardam pelas conclusões de mais uma reunião da Reserva Federal dos EUA (Fed), na expetativa do organismo revelar indicações sobre o programa de compra de obrigações ou mesmo que anuncie ajustes.

Na bolsa portuguesa, das 17 empresas cotadas no PSI 20 apenas três negoceiam sem variação. As restantes estão em terreno positivo.

Os títulos da EDP Renováveis (1,95%) e da Galp Energia (1,17%) negoceiam em alta, liderando os ganhos no arranque da sessão.

Destaque para a Galp, que acompanha o sentimento positivo do mercado petrolífero. O Brent negoceia acima dos 50 dólares, valorizando 0,04%, em Londres. Já o WTI perto dos 48 dólares, somando 0,17%. Isto, depois do Instituto Americano de Petróleo ter divulgado que o número de barris nos inventários norte-americanos subiu 1,97 milhões de barris na segunda semana de dezembro, de acordo com a Bloomberg. A verificar-se, será o segundo ganho semanal consecutivo.

Os ganhos da EDP (0,67%) e da Jerónimo Martins (0,67%) também contribuem para o arranque positivo do PSI 20.

Recomendadas

Wall Street encerra sessão a negociar no ‘verde’. Destaque para Dow Jones que soma mais de 2,50%

No final do dia em Wall Street, o Dow Jones avança 2,66% para 29.490,89 pontos, o S&P 500 ganha 2,47% para 3.674,30 pontos e o tecnológico Nasdaq valoriza 2,27% para 10.815,43 pontos. 

PSI lidera subidas na Europa com CTT e NOS a valorizarem à volta de 5%

“As bolsas europeias ganharam ânimo ao longo da sessão e acabaram por encerrar em alta, com o PSI em destaque, ao valorizar quase 2%. O índice de ações português foi impulsionado pelo disparo superior a 5% da NOS, perante perspetivas de que o mercado móvel nacional possa encolher de cinco para quatro players depois da Vodafone Portugal ter concordado em comprar a Nowo”, relata o analista do Millennium BCP, Ramiro Loureiro.

Samba Digital entra na Bolsa de Lisboa a 6 de outubro

A Samba Digital trabalha com os maiores clubes e jogadores do futebol inglês, francês, italiano e alemão. E, desde este ano, com a Primeira Liga Portuguesa.
Comentários