Segundo o estudo “Setores Portugal – Tintas e Vernizes”, da responsabilidade da Informa D&B, estima-se que o valor de mercado do setor tenha atingido, no final de 2014, os 355 milhões de euros, o que representa um crescimento próximo dos 3% em relação ao exercício anterior. O estudo destaca ainda que o aumento das vendas de tintas para a indústria ronda os 4%.
O segmento de tintas para a construção, decoração profissional e bricolage também apresentou uma variação positiva, sustentada pela recuperação do consumo privado e do crescimento da atividade de reabilitação e remodelação de edifícios.
Quanto a previsões macroeconómicas a curto-prazo, apontam para a manutenção da tendência de crescimento moderado do consumo e da produção industrial em Portugal, o que incidirá positivamente nas vendas de tintas e vernizes.
Neste contexto, o estudo reforça ser “expectável uma melhoria da rendibilidade do setor nos próximos meses, beneficiando ainda do previsível bom comportamento dos preços das matérias-primas”.
OJE