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Afinal, somos dos que mais reclamamos (sobretudo contra os espanhóis)

Como estamos no ranking das queixas? Reclamamos mais do que se pensa e temos as empresas espanholas na mira, de acordo com dados da Comissão Europeia.
30 Agosto 2017, 19h47

Portugal é o sexto país que mais reclamações apresenta entre os europeus, com um total de 1.244 reclamações de consumidores, segundo o jornal El País.

O maior número de reclamações dos consumidores portugueses registadas são contra empresas portuguesas (538 reclamações) e empresas espanholas (256 reclamações), ainda que o jornal espanhol não especifique o período a que as queixas se reportam.

As empresas alemãs e as empresas britânicas seguem-se na lista das empresas que mais reclamações recebem dos consumidores portugueses.

As empresas de roupa e calçado são as que mais reclamações recebem dos consumidores europeus, com um total de 10,97%. Seguem-se as denúncias a empresas de transportes aéreos, com 10,21%. Destaque também para o setor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com  7,65%, aparelhos eletrónicos (5,26%), serviços móveis  (4,35%), móveis e acessórios (3,75%), artigos de lazer, como material desportivo ou instrumentos musicais (3,66%), peças de reposição e acessórios para veículos (2,78%), serviços de internet  (2,3%) e electrodomésticos (2,24%).

A Comissão Europeia (CE) disponibiliza na página web do Centro Europeu do Consumidor um espaço onde os consumidores podem denunciar um problema com uma compra online e apresentar a sua reclamação contra a empresa em questão. A medida tem como objetivo melhorar a proteção dos consumidores e agilizar os canais de denúncia.

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